Grande decisão acontece neste sábado (10) e você acompanha tudo ao vivo na TNT e na HBO Max, a partir das 13h30 (horário de Brasília)
Por Isaac Simões e Danilo Jordão
A espera acabou! Neste sábado (10), Manchester City e Inter de Milão vão decidir quem ficará com o título da Uefa Champions League de 2022/23, em um confronto que promete entrar para a história em Istambul, na Turquia.
CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!
Para você saber de tudo que envolve esse grande duelo, a TNT Sports preparou um guia completo para te deixar por dentro da final da maior competição de clubes do mundo. Tem curiosidades, reportagens especiais, entrevistas, e claro: muita informação.
Maior pré-jogo da história
O aquecimento para a grande decisão começou desde às 10h (horário de Brasília) desta sexta-feira (09) com uma programação especial preparada pela HBO Max: o maior pré-jogo da história.
Ao todo, serão 30 horas de conteúdos especiais, atrações ao vivo, correspondentes em Istambul, um timaço de craques na transmissão com sinal aberto até 13h30 (horário de Brasília) deste sábado (10) também para não assinantes. Para acompanhar basta baixar o app clicando aqui!
Onde assistir à decisão da Champions?
A exemplo do que ocorreu na última temporada, você terá três opções para assistir à finalíssima. Além da TNT (Canal 108/508 (SKY), 151/651 (NET e Claro), 48/548 (Oi), 648/100/657/892 (Vivo), a partida também estará disponível na HBO Max (clique aqui para assinar), único local onde estão todos os jogos da Champions League. A transmissão da começa às 13h30 (horário de Brasília).
E aos fãs das telonas, mais uma vez a decisão da maior competição de clubes do mundo vai ser a principal atração de vários cinemas. Ao todo, serão mais de 100 salas espalhadas por todo o Brasil. Clique aqui para saber mais.
Onde o jogo será disputado?
O jogo deste sábado (10) terá um palco especial. A partida vai acontecer no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, lugar que presenciou uma das maiores conquistas de todos os tempos da competição, quando o Liverpool venceu o Milan nos pênaltis e ergueu a Orelhuda em 2004/05.
Agora, 18 anos depois, o estádio que tem capacidade para pouco mais de 75 mil pessoas volta a receber uma decisão da Champions, após o “Milagre de Istambul”. Clique aqui e leia a matéria especial sobre a última final disputada no local.
Como o City chega para a final?
O Manchester City busca o primeiro título da Champions de sua história. Vice-campeão há duas temporadas, o time de Pep Guardiola chega como grande favorito para o confronto e invicto.
Na fase de grupos, o time inglês não teve dificuldades para se classificar, avançando em primeiro e conquistando 14 dos 18 pontos possíveis com 4 vitórias e 2 empates em uma chave com Borussia Dortmund, Copenhague e Sevilla.
No mata-mata, graças ao brilho de Erling Haaland, o City superou RB Leipzig nas oitavas e precisou encarar gigantes nas fases seguintes: nas quartas, o poderoso Bayern de Munique não resistiu ao desempenho do time inglês e viu Haaland brilhar.
Já nas semis, os Cityzens mediram forças com o atual campeão Real Madrid e, após um empate no Santiago Bernabéu, a equipe de Manchester teve uma grande atuação no Etihad goleando os espanhóis por 4 a 0: classificação indiscutível.
E a Inter?
Por outro lado, a Inter de Milão quer ser tetracampeã da Europa. Os nerazzurri não conquistam uma Champions desde a temporada 2009/10 e, assim como na última vez, os italianos vão precisar superar um adversário poderoso para levantar a Orelhuda.
Na fase de grupos, os italianos enfrentaram Bayern de Munique, Barcelona e Viktoria Plzen, mas apesar dos dois rivais mais poderosos conseguiram avançar na segunda posição da chave. Foram 3 vitórias, um empate e 2 derrotas, o que fez os nerazzuri terminarem com 10 pontos conquistados, desbancando o Barça.
No mata-mata, a equipe de Simone Inzaghi superou as dificuldades e desbancou a dupla portuguesa Porto e Benfica, nas oitavas e quartas de final respectivamente. Nas semis, a Inter ficou frente a frente com o rival Milan e, após duas vitórias, chegou à grande decisão da Champions.
City quer título inédito
Esta será a segunda final de Champions que o Manchester City disputará. O clube de Manchester bateu na trave em 2020/21 ao ser derrotado para o Chelsea, enquanto na temporada passada acabou caindo nas semis para o Real Madrid e agora busca um título inédito da competição. Relembre as últimas campanhas clicando aqui!
Champions não tem um novo campeão há 11 anos
Aliás, se o time de Guardiola erguer a Orelhuda entrará para um seleto grupo de campeões que hoje conta com 22 equipes, sendo o Real Madrid o maior vencedor. A última vez que um clube venceu a Champions League de forma inédita foi em 2011/12, com o Chelsea. Você pode ler a matéria completa e conferir o ranking de campeões clicando aqui!
Inter busca o tetra
Tricampeã, a Inter de Milão sonha em voltar a pisar no lugar mais alto do pódio da Europa mais uma vez. E para isso, os italianos pretendem espantar o “favoritismo” do City a exemplo do que conseguiram na temporada 2009/10 quando o time comandado por José Mourinho eliminou o Barcelona, do próprio Pep Guardiola e Lionel Messi, em pleno Camp Nou. Relembre esse duelo marcante!
Grandes nomes da decisão
Sem dúvidas os holofotes da final estão voltados para Erling Haaland. O atacante do City é o artilheiro da atual edição da Champions com 12 gols marcados, sendo cinco deles na goleada por 7 a 0 contra o RB Leipzig no duelo das oitavas de final. Relembre os gols!
Além dele, o belga Kevin De Bruyne é o maestro da equipe e domina o meio-campo dos Cityzens, que ainda conta com Bernardo Silva e Gundogan atuando ao lado do camisa 17.
Do lado italiano, o atacante Lautaro Martínez surge como a esperança de gols da equipe para a final. Apesar de ter marcado só três nesta Champions, o argentino aparece em momentos decisivos, como na partida de volta contra o rival Milan pelas semifinais, quando o jogador anotou o tento que carimbou a vaga dos nerazurri na final.