Vista da praia de Ipanema em dia ensolarado no Rio de Janeiro Leo Martins / Agência O Globo
O Brasil é um país conhecidos pela sua grande quantidade de praias, espalhadas ao longo dos seus mais de 5 mil km de litoral. Duas delas foram incluídas recentemente em uma lista que reúne as 39 mais belas de todo o mundo, “possuindo características inigualáveis que tornam a visita a elas uma experiência inesquecível”, em ranking elaborado pelo portal Architectural Digest.
- Luxo nos trilhos: saiba como são e quanto custa viajar nos trens mais caros do mundo
- Enoturismo: dos Andes ao Cáucaso, cinco dicas de viagem para conhecer vinhos diferentes
- Veja: cinco roteiros para pegar a estrada de carro elétrico nos Estados Unidos
Localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, no litoral do Nordeste brasileiro, a Baía do Sancho, frequentemente citada em rankings do tipo, é a mais bem colocada — o Travellers’ Choice 2023, realizado pela plataforma Tripadivisor, também classificou a praia pernambucana como a mais bela do Brasil.
“Enquanto aprecia as águas luminescentes e as praias de areia marfim, certifique-se de observar o extinto vulcão Morro do Pico, que fica próximo à costa, juntamente com as formações rochosas subsequentes”, diz o texto que descreve a praia brasileira no Architectural Digest.
Inverno carioca tem boa parte das praias próprias para banho
A outra representante do país na lista é a praia de Ipanema, uma das mais famosas da Zona Sul do Rio. A publicação lembra que o local ficou ainda mais famoso ao ser eternizado em “Garota de Ipanema”, composição de Tom Jobim com letra de Vinícuis de Moraes.
“Talvez não tão famosa quanto Copacabana no Rio, a Praia de Ipanema também ganhou fama mundial após o hit “Garota de Ipanema”. O ícone da bossa nova no topo das paradas de meados dos anos 1960 é parcialmente responsável pelo amplo reconhecimento da praia, embora a beleza natural de tirar o fôlego também seja um fator notável”, afirma a publicação.
Soltaram os cachorros nas praias do Rio
A lista conta ainda praias localizadas em todos os continentes. Os Estados Unidos lideram o número de menções na lista, com sete — na América do Norte, ainda são lembradas duas praias mexicanas. Na América do Sul, além das brasileiras, o Parque Tayrona também é citado.
A Europa é o continente com mais representantes, com 13, espalhadas por 11 países diferentes. Conhecida justamente pelas belas praias, a Grécia tem duas citadas na lista, assim como a Itália. Escócia, Espanha, Croácia, França, Islândia, Geórgia, Alemanha, Inglaterra e Groenlândia (que pertence à Dinamarca) também têm representantes.
A África tem quatro praias citadas (em Seychelles, Moçambique, Marrocos e África do Sul), com a Ásia também tendo quatro (duas nas Filipinas, uma na Tailândia e outra na Indonésia). Fechando a lista, a Oceania tem cinco representantes (Austrália com duas e Ilhas Cook, nova Zelândia e Vanuatu com uma cada).
FONTE: O GLOBO