Evento traz produtores, laticínios, cooperativas, associações, sindicatos e técnicos da pecuária leiteira em todo o Estado, além de pesquisadores, professores e estudantes universitários de Veterinária e Zootecnia, na Fazenda Estância Tamburil
Neste sábado, 22, a partir das 8h, Bela Vista sediará o I Encontro do Leite de Goiás, do qual participam representantes nacionais da Agricultura. O evento será na Fazenda Estância Tamburil, Zona rural, com o objetivo de abraçar todos os elos da cadeia leiteira. Além disso, o evento contará com café da manhã, palestras técnicas, tour pela propriedade, desfiles das vacas campeãs e também um almoço de confraternização.
De acordo com o pecuarista, Amarildo Gonçalves, proprietário da Estância Tamburil e idealizador do evento, a finalidade do evento será visar as condições mais favoráveis ao melhoramento genético dos rebanhos, o que resultará em aumento de produtividade, ampliação e expansão das bacias leiteiras, com o consequente aumento de competitividade da cadeia de leite em Goiás.
Durante o evento, sete órgãos e instituições prestarão atendimento direto aos empreendedores do leite, em tendas montadas no local: Sebrae, Senar, Secretaria da Agricultura do Estado (SEAPA), Emater, Goias-Fomento, Banco do Brasil e Superintendência Federal do Ministério da Agricultura em Goiás. A intenção é disponibilizar informações, orientações e acesso aos programas desenvolvidos por cada organismo.
HISTÓRIA
A Tamburil possui um dos planteis das raças Gir Leiteiro e Girolando mais premiados do Brasil e é reconhecida nacional e internacionalmente pelo aperfeiçoamento genético de alto desempenho e pela qualidade excepcional da produção de embriões. Com cerca de 2 mil animais, representativos, geneticamente, de todas as famílias do (GIR) existentes nos rebanhos mundiais e uma produtividade 10 vezes superior à média nacional, que é de 3,5 litros de leite por vaca.
FONTE: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DE BELA VISTA DE GOIÁS
Texto – Laura Oliveira