Rokubet

Com participação de 15 países, cúpula em Belém discute futuro da Amazônia na próxima semana

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá autoridades da América do Sul, da Europa, da Ásia e do Caribe

No fim da cúpula será emitido a Declaração de Belém, com as conclusões dos países participantesNo fim da cúpula será emitido a Declaração de Belém, com as conclusões dos países participantesIgnacio Palacios/Getty Images

Representantes de 15 países devem participar da cúpula amazônica, em Belém, na próxima semana. Temas como desmatamento ilegal, combate ao crime organizado e financiamento externo para o desenvolvimento sustentável devem ser debatidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá receber quase uma dezena de chefes de Estado ou de governo, principalmente da América do Sul. Autoridades da Europa, da África, da Ásia e do Caribe também vão estar presentes.

“A cúpula é o início de um processo, não uma linha de chegada”, define a secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan.

Na opinião de Padovan, o objetivo é fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), criada em 2002 com o objetivo de aproximar iniciativas dos países da região.

São oito membros na OTCA: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. À exceção do equatoriano Guillermo Lasso e do surinamense Chan Santokhi, todos os demais presidentes confirmaram presença.

Foram convidados ainda três países europeus: a França, por causa das florestas na Guiana Francesa, além de Alemanha e Noruega, na condição de principais doadoras do Fundo Amazônia.

Lula chamou também três países que detêm florestas tropicais: República Democrática do Congo, República do Congo e Indonésia. Os dois presidentes africanos virão ao Brasil.

Por fim, houve convite para São Vicente e Granadinas, que exerce a presidência rotativa da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que enviará seu primeiro-ministro, Ralph Gonsalves.

No dia 7 de agosto, estão marcadas reuniões de ministros do Meio Ambiente e de Relações Exteriores. No dia 8, ocorre a cúpula de líderes propriamente ditos da OTCA.

No dia 9, haverá um encontro expandido com países convidados e organismos internacionais (como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o Banco dos Brics).

O presidente da COP28, Sultan Ahmed al-Jaber, que será realizada em dezembro nos Emirados Árabes, também participa.

“O financiamento externo [para a Amazônia] é bem-vindo. De preferência, com recursos não reembolsáveis”, afirma a embaixadora Gisela Padovan.

Segundo Padovan, uma minuta da Declaração de Belém — como será chamado o comunicado final da cúpula — já foi submetida a diversos ministérios para que possam apontar sensibilidades e sugerir aperfeiçoamentos.

Apesar do documento reconhecer a urgência da crise climática e conclamar a comunidade internacional a ajudar na preservação da Amazônia, o Itamaraty garante que haverá menções à soberania dos países amazônicos na gestão dos esforços para cuidar do bioma.

Não há definições, porém, sobre eventual menção à exploração de petróleo na bacia amazônica. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou, recentemente, licença para pesquisas da Petrobras na Foz do Amazonas.

Um funcionário do governo brasileiro ligado à organização da cúpula lembra que esse ponto é especialmente delicado para países como a Guiana, que descobriu grandes reservas de petróleo e está se transformando em grande produtora.

Entre os anúncios previstos estão a criação de um centro de cooperação policial em Manaus e de um sistema integrado de tráfego aéreo.

FONTE: CNN BRASIL

 

Noticias Relecionadas

Jornalista revela que papa Leão XIV torce para rival de brasileiro na Libertadores

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Vatican Media O único assunto no mundo neste momento é sobre a escolha do novo

Luan Pereira atinge o TOP 1 do Spotify Brasil pela sexta vez com “Não Era Love”

Música com MC Tuto e Grelo reforça o domínio do cantor nas plataformas e nas pistas Por: Sidney Araujo Foto

Leão XIV destaca união e diálogo em primeiro discurso como papa: “A humanidade precisa de pontes”

Primeiro pontífice dos EUA, Robert Prevost falou a milhares de fiéis na Praça São Pedro e agradeceu o legado de

“Nossos jovens são aprendiz com futuro”, diz Daniel Vilela ao celebrar expansão do programa que vai atender 10 mil estudantes de Goiás

Vice-governador participou do evento em Goiânia que marcou a ampliação do Aprendiz do Futuro e deu boas-vindas a mais de

Daniel Vilela anuncia construção de mais 3,2 mil casas a custo zero

Vice-governador assinou ordens de serviço para 64 municípios, com investimento de mais de meio bilhão de reais; iniciativa do Goiás

Allan Souza assume namoro com ex de Cauã Reymond em meio a gravidez fora do casamento

Volante do Flamengo enfrenta divórcio conturbado e nova polêmica envolvendo gravidez com outra mulher O meio-campista Allan Souza, do Flamengo,

Isadora, única sobrevivente em estado grave de acidente com estudantes de medicina, segue na UTI em Goiânia

Jovem de 20 anos está em coma induzido e respira com ajuda de aparelhos; tragédia deixou duas colegas mortas na

DNA do Crime: 2ª temporada da série de ação da Netflix tem trailer explosivo; veja

Com estreia marcada para 4 de junho, novos episódios têm inspiração em assaltos e eventos criminais da vida real com

MC Mirella tem o perfil mais acessado em plataforma de conteúdo adulto no Brasil

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Não dá para negar que uma das principais personalidades do ano é a cantora

O que a astrologia fala sobre Robert Prevost? Descubra o mapa astral de Papa Leão XIV

Robert Francis Prevost é virginiano, signo associado ao pensamento analítico Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Robert Francis Prevost acaba

INSS lança sistema para aposentados contestarem descontos irregulares pelo app Meu INSS

Ferramenta ficará disponível a partir de 14 de maio e permitirá solicitação de devolução de valores cobrados sem autorização O

Prefeitura de Senador Canedo divulga calendário do IPTU e ITU 2025 com desconto de 20%

IPTU pode ser pago com desconto ou em até seis parcelas sem juros A Prefeitura de Senador Canedo divulgou o