Saúde mental: bem-estar psíquico dos brasileiros é foco de estudo inédito

Entre os problemas mais relatados aparecem dificuldades financeiras, brigas com a família e se sentir feio ou pouco atraente

O Revista Rio entrevistou Mariana Rae, coordenadora de projetos no Instituto Cactus, sobre o Panorama da Saúde Mental, que pretende mapear a saúde mental da população brasileira, acompanhando e atualizando, a cada semestre, perdas e ganhos relacionados ao assunto no país. O índice foi criado pelo Instituto Cactus, entidade filantrópica ligada à promoção do bem-estar psíquico.
Entre os dados, os problemas mais relatados foram dificuldades financeiras, brigas com a família e se sentir feio ou pouco atraente. Condições que estão associadas a um quadro preocupante de saúde mental. Uma rede de apoio e relações mais saudáveis com família e amigos são importantes para melhorar este quadro.

Vale destacar que 88% dos entrevistados relataram preocupações financeiras nas últimas semanas. As mulheres relataram preocupações financeiras com maior frequência do que os homens. Além disso, outros grupos que se destacaram foram: aqueles entre 25 e 34 anos, solteiros, separados e divorciados, bem como grávidas ou pais de crianças com até 17 anos.

Outra informação apurada foi a de que 62,5% dos que responderam a pesquisa não utilizam serviços de saúde mental, e entre os que utilizam, a maioria usa serviços privados.

De acordo com os dados apenas 5% da população que respondeu acessa serviços de psicoterapia para o cuidado com a saúde mental, mas 16,6% afirmam fazer uso contínuo de medicamentos.

FONTE: EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *