Anápolis é a cidade mais transparente do estado, atesta TCM/GO

Município é reconhecido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), devido critérios como acesso à informação e transparência

Foto: Secom Anápolis
Foto: Secom Anápolis

A Prefeitura de Anápolis recebeu do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) o Selo de Ouro, que reconhece a gestão municipal anapolina como a mais transparente de Goiás, entre as maiores cidades, com mais de 200 mil habitantes. Anápolis foi a única a conquistar essa premiação com 100% da pontuação.

O Selo de Ouro foi entregue pelo TCM/GO ao prefeito Roberto Naves (PP) em cerimônia realizada na segunda-feira (14), na sede do tribunal, em Goiânia. Anápolis atendeu, segundo o TCM, todos os requisitos em transparência pública.

O relatório com a avaliação dos portais da transparência mantidos pelas prefeituras dos municípios goianos é divulgado anualmente pelo TCM. O principal critério é que a gestão atenda o que estabelecem das leis que versam sobre a transparência no setor público.

“Estamos felizes com essa premiação do TCM no que diz respeito à transparência. Isso mostra a responsabilidade do município e a facilidade do acesso à informação para qualquer cidadão. Significa respeito ao dinheiro público e à transparência”, ressaltou o prefeito Roberto Naves ao receber a premiação.

Entre os fatores que contribuíram para que Anápolis alcançasse o posto de município mais transparente de Goiás está a conquista, pela cidade, do selo Compliance em Construção, por meio do Programa de Compliance Público Municipal, assim como a instituição do Escritório do Comitê de Compliance Público Municipal.

Para receber o selo o município avaliado pelo TCM deve atender a pelo menos 75% dos critérios estabelecidos pelo tribunal. O nível de transparência da Prefeitura de Anápolis ficou entre 85% e 94%.

Outro dado relevante na evolução de Anápolis no nível de transparência aferido pelo TCM é o fato de a gestão anapolina subiu da posição 57 para a 14 no ranking geral dos municípios. Atingiu em 2022 o percentual de 88,10%.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *