O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, foi denunciado nesta terça-feira por violência sexual, após beijar à força a jogadora Jenni Hermoso na boca na Copa do Mundo Feminina.
Em documento divulgado pelo site “The Objective”, o presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol, Miguel Galán, pediu ao Conselho Superior de Esportes que abra uma investigação contra Rubiales.
Segundo a denúncia de Galán, há um protocolo da própria federação espanhola que classifica um “beijo à força” como um “comportamento relacionado com a violência sexual”. O documento afirma ainda que este tipo de ação é “uma conduta inaceitável que levará a consequências imediatas”.
Protocolo da Federação Espanhola cita “beijo à força” como violência sexual — Foto: The Objective
Entenda o caso
Rubiales beijou Hermoso à força durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, da qual a Espanha foi campeã no domingo. O ato foi registrado em vídeo e ganhou repercussão imediatamente em todo o mundo.
Na segunda-feira, Rubiales publicou um vídeo pedindo desculpas pelo ocorrido. Ele também foi flagrado fazendo um gesto obsceno durante a comemoração pelo título na Espanha.
– Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima efusividade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora (do país) se formou uma comoção. Tenho que me desculpar, aprender com isso e entender que, quando se é presidente, tem que ter mais cuidado – declarou Rubiales, em vídeo divulgado nesta segunda-feira.
Nos vestiários, Hermoso afirmou que não gostou da atitude de Rubiales. Posteriormente, em entrevista, amenizou o tom de crítica ao dirigente máximo da federação espanhola.
FONTE: GE ESPORTES