O Instituto de Previdência de Aparecida de Goiânia (Aparecida Prev), autarquia responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação das contribuições previdenciárias, recebeu certificação de Nivel II do Instituto de Certificação Qualidade Brasil, por meio do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”. A certificação coloca o Fundo de Previdência do município como referência de gestão, organização, desenvolvimento e controle.
“A certificação é um atestado de que o Aparecida Prev tem realizado uma gestão previdenciária responsável. Isso nos coloca como referência, tanto que outros municípios tem nos procurado para conhecer o nosso modelo de trabalho. E com certeza vamos continuar honrando os pagamentos, porque temos um superávit previdenciário, dar continuidade a essa gestão exitosa, organizada e transparente”, afirmou o presidente do Aparecida Prev, Robes Venâncio.
O secretário da Fazenda, Einstein Paniago, que anteriormente presidiu o Aparecida Prev, afirma que o reconhecimento atesta qualidade, transparência e controle. “A certificação representa o reconhecimento das boas práticas de gestão adotas segundo Manual do Pró-Gestão RPPS. Além disso, o programa permite que o gestor conheça, organize e melhore os processos institucionais, evitando retrabalho, reduzindo custos e alcançando mais eficiência por meio da racionalização. Isso porque ao implantar o programa para se certificar, o gestor consegue ter uma visão holística de como cada etapa contribui para alcançar os resultados desejados”.
Dos 246 municípios goianos, somente 4 RPPS em Goiás foram certificados (Goiás Prev com nível I e Aparecida de Goiânia, Goiânia e Santa Helena com nível II). No país, são 5.568 municípios e deste total apenas 2.143 possuem Regime Próprio de Previdência.
Os benefícios do Pró-Gestão RPPS são:
• Melhoria na organização das atividades e processos;
• Aumento da motivação por parte dos colaboradores;
• Transparência e facilidade de acesso à informação;
• Perpetuação das boas práticas, pela padronização;
• Reconhecimento no mercado onde atua;
• Redução de custos e de retrabalho;
• Aumento da produtividade.
O que significa ser certificado com o nível II?
Demonstra que o instituto APARECIDA PREV com toda sua equipe vem desenvolvendo e aprimorando cada vez mais seus serviços com excelência aos servidores ativos, inativos, pensionistas e dependentes, com eficiência de atendimento, credibilidade, respeito e responsabilidade social.
A certificação do PRO GESTÃO nível II, traz redução de custos e do retrabalho e torna o Aparecida Prev investidor qualificado, tendo um leque maior de investimentos à disposição.
O que é avaliado para se chegar nesta certificação?
Para obter a certificação, o Aparecida Prev foi submetido à auditoria e avaliado em três áreas: Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.
Aparecida Prev
É a autarquia responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação das contribuições previdenciárias para o fundo da previdência, sendo que este financiamento é composto por alíquotas de 14% sobre o rendimento de servidores ativos e 14,5% de contribuições patronais (Prefeitura e Câmara).
Outra importante forma de financiar a previdência se dá por meio de uma gestão qualificada dos recursos patrimoniais, que se resume em poupanças ou reservas para honrar os compromissos futuros da do Fundo de Previdência com os pagamentos de aposentadorias e pensões de quem ainda está ativo.