Rokubet

IPCA sobe 0,26% em setembro, aponta IBGE, Inflação do mês veio abaixo do esperado pelo mercado

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,26% em setembro, na comparação com o mês anterior, após registrar uma alta de 0,23% em agosto.

O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11). Em setembro de 2022, a variação havia sido de -0,29%.

A inflação do mês veio abaixo do esperado pelo mercado, que calculava um aumento de cerca de 0,33% para o período, segundo a mediana das estimativas da Bloomberg.

No ano, a inflação acumulada é de 3,50% e, nos últimos 12 meses, de 5,19%, acima dos 4,61% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

A meta de inflação de 2023 é de 3,25%, conforme estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Para ficar dentro da meta o IPCA pode ficar entre 1,75% e 4,75%.

Inflação por grupos

O resultado do mês foi impulsionado pela alta de 2,80% da gasolina, subitem com a maior contribuição individual (0,14 p.p.) no indicador.

“A gasolina é o subitem que possui maior peso no IPCA. Com essa alta, acaba contribuindo de maneira importante para o resultado do mês de setembro”, explica André Almeida, gerente do IPCA.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, o grupamento de Transportes teve o maior impacto positivo (0,29 p.p) e a maior variação (1,40%).

Destaca-se ainda o subitem passagens aéreas, segunda maior variação mensal (13,47%) e segundo maior impacto (0,07 p.p) no total do IPCA, após recuo de 11,69% em agosto.

O item combustíveis, onde o subitem gasolina está inserido, teve alta de 2,70%, com aumento nos preços do óleo diesel (10,11%) e do gás veicular (0,66%) e queda no etanol (-0,62%). Já a alta em ônibus intermunicipal, de 0,42%, é influenciada pelo reajuste de 12,90% aplicado em Salvador (2,62%), a partir de 10 de agosto.

Outro impacto importante entre as altas foi do grupo de Habitação, com crescimento de 0,47% nos preços de setembro em relação a agosto. Com a maior contribuição do grupo, (0,04 p.p.), energia elétrica residencial teve alta de 0,99%.

“Influência de reajustes tarifários aplicados em três áreas de abrangência da pesquisa”, justifica André, citando as revisões em São Luís (10,74%), com reajuste de 10,43% com vigência a partir de 28 de agosto; em Belém (3,00%), com aumento de 9,40% válido a partir de 15 de agosto; e em Vitória (0,65%), onde o reajuste de 3,20% vigorou a partir de 7 de agosto.

Do lado das quedas, o índice de setembro sofreu influência do grupo de Alimentação e bebidas. “É o grupo de maior peso no IPCA e teve deflação pelo quarto mês consecutivo, mantendo trajetória de queda no preço dos alimentos principalmente para consumo no domicílio”, explica o pesquisador.

A deflação do grupo alimentação foi de 0,71%, contribuindo com -0,15 p.p. para a taxa do mês. Os preços da alimentação no domicílio recuaram 1,02%, com destaque para batata-inglesa (-10,41%), cebola (-8,08%), ovo de galinha (-4,96%), leite longa vida (-4,06%) e carnes (-2,10%). Já o arroz (3,20%) e o tomate (2,89%) subiram de preço.

Já a alimentação fora do domicílio teve alta de 0,12%, uma desaceleração ante o resultado de agosto, quando foi de 0,22%. O grupo ainda registrou altas em refeição (0,13%) e lanche (0,09%), também menos intensas do que as observadas no mês anterior (de 0,18% e 0,30%, respectivamente).

Inflação por região

Na comparação por região, a única queda foi registrada em Goiânia (-0,11%), influenciada pela deflação da energia elétrica residencial (-2,97%).

Já a maior variação ficou em São Luís (0,50%), pressionada pelas altas dos preços da energia elétrica residencial (10,74%) e do arroz (4,09%).

Resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)Tânia Rêgo/Agência Brasil

Edição: PORTAL FALA CANEDO

Noticias Relecionadas

Leilão da Caixa tem 148 imóveis disponíveis em Goiás com lances a partir de R$ 74 mil

Descontos chegam a 40% e participação é online; casas, apartamentos e imóveis comerciais estão disponíveis em 17 cidades A Caixa

MEC divulga datas do Enem 2025; provas serão aplicadas em novembro

Inscrições ocorrem entre 26 de maio e 6 de junho; exame é porta de entrada para universidades federais da Zona

Falso PM é preso em Goiânia após usar farda para comer de graça e atrair mulheres

Homem de 27 anos mantinha acervo completo de uniformes táticos e simulava operações para enganar civis Um homem de 27

Lula responsabiliza governo Bolsonaro por fraude no INSS e promete investigação sem “pirotecnia”

Presidente admite demora na apuração, defende profundidade nas investigações e cobra ressarcimento completo aos aposentados prejudicados Em declaração neste sábado

Governo de Goiás abre inscrições para barraquinhas no Arraiá do Bem 2025

Edital publicado nesta sexta-feira (9/5) seleciona interessados em vender produtos na Vila Gastronômica do Arraiá do Bem. Propostas devem contemplar

Papa Leão XIV revela por que escolheu nome inspirado em encíclica histórica

Novo pontífice afirma que Igreja deve enfrentar desafios da inteligência artificial com base na doutrina social católica O Papa Leão

Perillo afunda PSDB e afasta principais lideranças da sigla

Governador do Rio Grande do Sul migra para o PSD e se soma a onda de debandadas que esvaziam o

Filha trans de Elon Musk chama a atenção ao aparecer longe da “sombra” do pai

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução/Instagram Brigada com Elon Musk, Vivian Wilson acabou chamando a atenção ao aparecer durante uma

Influencer afirma que mãe teve relação com o Papa Leão XIV

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Um vídeo muito inusitado envolvendo o Papa Leão XIV acabou viralizando no Tiktok. Nele,

Paquistão acusa Índia de lançar mísseis e cresce termo de guerra entre potências nucleares

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução O Paquistão afirmou que a Índia disparou mísseis contra três bases aéreas na madrugada

Avó e neta são atacadas por pit bull em Caiapônia: Veja o vídeo

Policiais pularam o muro da casa para resgatar as vítimas; cão foi morto durante a ação Uma mulher de 46

Estudante de 14 anos é morta por colega dentro de escola particular em Uberaba-MG

Autor do crime usou uma tesoura e fugiu após o ataque Uma estudante de 14 anos, do 9º ano do