O debate em torno das mudanças no “Ensino Médio Brasileiro”: “O Novo que Não é Tão Novo Assim”.

O Novo Ensino Médio no Brasil tem gerado controvérsias desde sua aprovação em 2017, por meio da Lei nº 13.415. Recentemente, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o projeto de lei nº 5230/2023, que propõe alterações nas diretrizes desse modelo. As mudanças foram uma resposta às críticas e desafios enfrentados desde a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas neste ano.

A proposta ainda está em discussão, passando pelo processo legislativo na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. É esperado que o projeto sofra modificações antes de se tornar lei, exigindo a aprovação dos parlamentares de ambas as casas e a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto aguardamos o desfecho desse processo, as regras do Novo Ensino Médio permanecem em vigor, mesmo que, ironicamente, a designação “novo” pareça cada vez menos adequada.

O projeto de lei nº 5230/2023 tramita em caráter de urgência, o que significa que deve ser analisado em até 45 dias. Apresentado em 24 de outubro, a Câmara dos Deputados tem até 11 de dezembro para votar a pauta. Se não for votado até a data limite, o projeto impedirá a análise de outras medidas, já que trancará a pauta legislativa. “É crucial acompanhar de perto essa evolução no sistema de ensino médio brasileiro“.

Texto: Tatiane Braz (PORTAL FALA CANEDO)

Foto: divulgação

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