Cientista diz que atividade solar pode trazer um “apocalipse” em 2024

Segundo especialista, existe a possibilidade de acontecerem explosões solares que poderiam “desligar” a internet por meses

 

Apocalipse? Um cientista da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, afirmou recentemente que poderemos ser afetados por uma grande atividade solar em 2024. Em entrevista ao site americano Fox 13 Seattle, o pesquisador Peter Becker explicou que essa forte tempestade do sol poderá influenciar um grande “apagão” da internet no próximo ano. Dessa forma, esses eventos teriam uma força de desligar a web por meses.

“[O evento] derrubou o sistema de telégrafos, faíscas estavam voando por toda parte nas linhas de telégrafo. Os operadores foram eletrocutados por conta da alta voltagem nos cabos. Entretanto, isso nunca deveria acontecer, mas as variações do campo magnético se tornaram tão fortes que funcionou como um sistema gerador que levou essas correntes pelos cabos”, revelou Peter.

Leia Mais: Líder Político Luiz Aldama Denuncia Racismo Recreativo e Reforça Luta Contra a Discriminação

Ilustração/Reprodução

 

O “Apocalipse” tem data?

De acordo com o especialista, o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA já havia previsto o Ciclo Solar 25 em até dois anos. Contudo, o “apocalipse” do sol pode ocorrer já no próximo ano, mas ainda sem uma data prevista. Dessa forma, essas grandes explosões em massa na maior estrela do nosso sistema solar poderiam liberar partículas que, ao chegar no campo magnético da terra, poderiam afetar o planeta em até 24 horas.

Para além da internet, essa tempestade teria a capacidade de trazer danos irreparáveis em equipamentos de comunicação, redes elétricas e GPS. Assim, visando se preparar para esses possíveis acontecimentos, Peter explica que está trabalhando no desenvolvimento de um sistema de alerta dessas atividades solares.

Vale ressaltar que o planeta vem passando por um período de aquecimento intenso, com temperaturas bem elevadas. Segundo os cientistas do Observatório Europeu Copernicus, o ano de 2023 pode terminar como o ano mais quente dos últimos 125 mil anos.

Texto: Sidney Araujo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *