O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (27) a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Para assumir a posição, Dino passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, necessitando da aprovação do plenário com pelo menos 41 votos.
Caso obtenha o aval do Senado, ele ocupará a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Rosa Weber, herdando 345 processos ainda em aberto no gabinete da ex-ministra, conforme dados do programa de transparência do STF.
Biografia de Dino
Flávio Dino de Castro e Costa tem 55 anos, é advogado, ex-juiz, professor e político. Foi juiz federal entre 1994 e 2006.
Depois, já na carreira política, foi deputado federal, governador do Maranhão por dois mandatos e eleito senador em 2022. Não chegou a despachar no Senado, no entanto, porque foi escolhido por Lula ainda na transição de governo para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Já como ministro, Dino teve de enfrentar episódios como os atos golpistas de 8 de janeiro, a federalização das investigações do caso Marielle Franco e a decretação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para reforçar a segurança pública no Rio de Janeiro.
Texto: Alex Alves
Foto: Divulgação/Agência Brasil