Rokubet

O uso excessivo de celulares por crianças: o desafio das famílias nas férias escolares

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Por: Sidney Araujo

Foto Destaque: Reprodução

Cerca de 47 milhões crianças e adolescentes deixaram os bancos escolares do ensino básico para aproveitarem as férias de final de ano no Brasil, quase uma população inteira da Argentina ou da Espanha. A grande maioria dessas crianças com idade de 0 a 12 anos, 79%, terá um smartphone à sua disposição e vai passar, em média, três horas e 53 minutos por dia utilizando o aparelho, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box – Crianças e smartphones no Brasil. Conciliar crianças em casa e uso excessivo de telas é o grande desafio das famílias.

De acordo o Panorama, 12% das crianças de 0 a 3 anos têm seu próprio smartphone e 40% usam o dos pais. A proporção muda nas faixas etárias seguintes. De 4 a 6 anos, 32% possuem o telefone com internet e 53% usam o dos pais. De 7 a 9 anos, 46% têm o seu aparelho e 43% usam o dos pais. Dos 10 aos 12 anos, 77% possuem smartphone e 17% usam o dos pais.

O tempo médio de uso diário começa em duas horas e 56 minutos por crianças de 0 a 3 anos de idade, conforme o estudo. Passa para três horas e 17 minutos na faixa etária entre 4 a 6 anos e para três horas e 29 minutos pelos que têm de 7 a 9 anos, até chegar a quatro horas e 46 minutos de uso pelas crianças de 10 a 12 anos. No levantamento, os pais explicam que a principal razão para dar ou emprestar um smartphone ao filho é entretê-lo. A questão é que o entretenimento pode trazer prejuízos ao desenvolvimento infantil.


 

Stella é autora de dois livros, “Como educar se não sei me comunicar” e “Conte sua história para seu filho”. (Foto: Divulgação)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças menores de 2 anos não tenham nenhum contato com telas, nem mesmo televisores. A partir de 2 anos a TV pode fazer parte da rotina dos pequenos, por no máximo uma hora por dia. Ainda segundo a OMS, o celular só deve entrar na vida das crianças a partir dos 8 anos, com muita precaução. Os próprios pais reconhecem que o smartphone está ocupando tempo demais na infância dos filhos, 55% deles acreditam que as crianças passam mais tempo do que deveriam usando o aparelho, conforme o Panorama Mobile Time.

Para evitar que as férias se tornem um problema de saúde física e mental, a educadora parental e jornalista Stella Azulay, diretora da JUNTOS Educação Parental, orienta os pais a buscarem alternativas de diversão com as crianças, que podem envolver qualquer membro da família. “Conectar-se com o filho é a única forma de os pais realmente estabelecerem bom diálogo e influência positiva. Essa conexão transforma a relação da família numa relação saudável, baseada em comunicação efetiva”, diz.

Segundo Stella, as férias são um excelente período para os pais conhecerem melhor seus filhos, criarem espaços de diálogo, de compartilhamento de emoções e experiências. “É preciso aproveitar as férias para aprimorar a comunicação e fortalecer o vínculo, abrir o caminho para que os filhos se sintam à vontade para relacionar-se com os pais e, amanhã, quando se tornarem adolescentes, não se fecharem no quarto, distanciando-se da família”, comenta.

Noticias Relecionadas

Câmara aprova Lei de Reciprocidade em resposta a tarifas de Trump; texto segue para sanção de Lula

Aprovação rápida é vista como retaliação ao “tarifaço” imposto pelos EUA ao Brasil A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira

Moraes acata recomendação da PGR e arquiva pedido de prisão contra Bolsonaro por obstrução à Justiça

Decisão segue entendimento do procurador-geral, que não viu crime em convocação para atos pró-anistia O ministro Alexandre de Moraes, do

São Paulo estreia com vitória na Libertadores ao superar o Talleres na Argentina

Com gol de Alisson no segundo tempo, Tricolor segura pressão e soma os primeiros três pontos na fase de

Jean-Claude Van Damme é acusado de relação com mulheres vítimas de tráfico humano

Queixa contra o ator foi registrada na Romênia e faz parte de uma investigação sobre exploração sexual O ator belga

Justin Bieber revela impacto do fim com Selena Gomez e como isso influenciou sua vida

Cantor relembra momentos turbulentos do relacionamento e como superou o passado para seguir em frente O cantor Justin Bieber abriu

Preta Gil recebe apoio de amigos durante nova internação: “Gratidão imensa”

Cantora destaca força da amizade e revela novos desafios na luta contra o câncer Preta Gil foi internada novamente no

Corinthians estreia com derrota na Sul-Americana e Yuri Alberto lamenta falta de pontaria

Atacante reconhece desperdício de chances e cobra evolução da equipe O Corinthians não começou bem sua caminhada na Copa Sul-Americana.

Ipasgo Saúde retoma envio de coparticipações

Valores referentes ao período em que ficaram suspensos desde 2024, poderão ser parcelados de 5 a 24 vezes, a partir

Bolsonaristas reforçam mobilização feminina na Paulista, e Michelle usa blusa ‘Anistia Já’ em batom

Ato marcado para o próximo domingo (6) busca apoio para anistia de condenados pelos atos de 8 de janeiro A

Congresso Espírita de Goiás traz palestras, debates e atrações culturais; confira a programação

O 41º Congresso Espírita de Goiás tem início nesta sexta-feira (4), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, com

Pellozo destaca inovação de Senador Canedo durante evento nacional de tecnologia

O prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, participou nesta quarta-feira (2/4) de uma mesa redonda durante o Smart Gov, em

STF solicita parecer da PGR sobre pedido de prisão preventiva de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes quer avaliação sobre possível obstrução de Justiça em convocação de atos por anistia O ministro Alexandre