Calendário e Alíquotas: IPVA 2024 em Goiás com Descontos e Parcelamentos

Instagram; @falacanedo 

Por: Tatiane Braz

Foto: Reprodução


A Secretaria de Estado da Economia de Goiás divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do licenciamento de veículos automotores adquiridos ou desembaraçados para o ano de 2024. Os contribuintes goianos poderão começar a quitar o imposto a partir do dia 8 de janeiro.

 

No estado de Goiás, o IPVA pode ser pago de forma parcelada em até nove vezes para placas de final 1 e 2, e em até dez vezes para finais de 3 a 0. A opção de pagamento à vista, em uma única parcela, estará disponível entre 8 e 19 de janeiro. O boleto para pagamento pode ser emitido através do aplicativo do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ou no Vapt-Vupt.

 

Vale ressaltar que os contribuintes que optarem pelo pagamento em parcela única até o dia 19 de janeiro terão direito a um desconto de 7%. A Secretaria de Economia incentiva os proprietários de veículos a consultar a tabela Fipe, disponível em seu site, para calcular o valor do imposto com base na marca e modelo do veículo.

 

A tabela Fipe, utilizada para verificar o valor venal de veículos usados, apresentou uma redução média de 2,78%. Para calcular o valor venal do carro, é necessário multiplicar essa média pela alíquota correspondente à categoria do veículo.

 

As alíquotas variam de acordo com a categoria do veículo:

– 1,25%: ônibus, micro-ônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga;

– 3%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, motoneta e automóvel de passeio com potência até 100 cv (cavalos);

– 3,45%: para veículos utilitários;

– 3,75%: para veículo terrestre de passeio, veículo aéreo e aquático, e demais veículos não especificados.

 

Fique atento às datas e condições para garantir o pagamento adequado do IPVA e do licenciamento em Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *