Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Divulgação
O projeto “A Natureza do Malabarismo”, contemplado pelo Edital de Fomento às Ações Formativas do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023, terá a sua terceira edição no início de 2024. Com a realização dos artistas e pesquisadores internacionais Michael Moreno e Margaret Guerrero, a proposta vem para direcionar a informação teórica e prática sobre o uso do malabarismo como ferramenta pedagógica e funcional, destinado a atores, alunos de graduação e profissionais das áreas artísticas, da saúde e da educação.
As inscrições serão gratuitas, sendo 2 turmas de 20 vagas cada uma; 1 turma matutina e 1 turma vespertina. Para participar, é preciso estar atento ao instagram @anaturezadomalabarismo, que irá disponibilizar um formulário para que o candidato possa se inscrever a partir do dia 1º de janeiro de 2024. As aulas acontecerão nos sábados do mês de Fevereiro e Março, na FETEG (Federação de Teatro de Goiás), localizada no Setor Sul, da cidade de Goiânia/GO.
Sobre o projeto:
Contando com uma carga horária de 25 horas, divididas em 5 aulas híbridas, a terceira edição do projeto trabalhará temas bases como: a história do malabarismo e seu uso como ferramenta educacional, inclusiva e funcional, conhecimento do objeto de malabar e sua criação artesanal, além de jogos e exercícios com base na disposição espacial, movimentação, criação de movimentos e sequências, bem como a fabricação do juggleboard e seu uso em jogos e exercícios para pessoas com deficiências (PcD), idosos, crianças, etc.
“Destinado a professores, circenses, artistas, terapeutas físicos, psicólogos e demais atores do sistema educacional e da saúde, o projeto “A NATUREZA DO MALABARISMO”
” O projeto disponibilizará ferramentas pedagógicas e funcionais, que podem ser aplicadas nos programas oficiais dos diferentes níveis acadêmicos (Ensino fundamental e Ensino Médio), bem como nas atividades extra dos centros educativos. Na área terapêutica trabalharemos em torno ao malabar funcional, que busca permitir que pessoas com deficiências (PcD) e também idosos realizem exercícios simples de malabarismo que permitam trabalhar ao redor das dificuldades físicas, motoras e mentais “, adianta Michael.
Apesar das inscrições serem gratuitas, serão aceitos no projeto de forma preferencial profissionais e alunos da graduação das áreas, da arte, saúde, e educação (professores, circenses, artistas, terapeutas físicos, psicólogos e demais atores do sistema educacional e da saúde) que trabalhem, formem ou sejam atores das comunidades Negra, Indígena, Cigana, LGBTQI+, Juvenil (Até 29 anos), idosos ou pessoas com deficiência leve (PcD).
Poderão participar também homens e mulheres, maiores de idade, das comunidades Negra, Indígena, Cigana, LGBTQI+, Juvenil (Até 29 anos), idosos ou pessoas com deficiência leve (PcD), moradores do estado de Goiás, desde que sejam profissionais e atuem como mínimo a 3 anos, nas áreas da arte, saúde e educação.
“Formando atores e profissionais que atuem em áreas ou espaços vulneráveis, como escolas, bairros ou instituições que precisam de novas metodologias e oportunidades, criaremos novos vínculos sociais e pessoais, entre a arte, a educação e a saúde”, conclui Michael.
Saiba mais sobre os oficineiros
Os artistas e pesquisadores, encarregados de administrar as aulas teóricas e práticas, da terceira edição do projeto A NATUREZA DO MALABARISMO, são:
Michael Moreno, artista, diretor e pedagogo colombiano. Pesquisador das artes, completando 6 anos de experiência artística na área circense, 3 na área de direção, produção e criação de projetos voltados ao circo, teatro e dança, além de ter 4 anos de atuação na área pedagógica circense e educacional. Atualmente, é aluno do curso técnico em artes circenses da Escola em Artes Basileu França, em Goiânia/GO. Michael Moreno conta com formação artística e experiências profissionais em países como Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil.
Margaret Guerrero, artista independente desde 2014, completando 9 anos de experiência na área Circense, pesquisadora ativa das artes de rua e das artes femininas em Goiânia/GO – Brasil desde 2015. Palhaça, Malabarista, Equilibrista, Acrobata aérea, Força Capilar e Atriz.Produtora em formação independente. Atualmente é bolsista do NAH (núcleos de altas habilidades) Corpo Circense na Escola do Futuro Basileu França.
Serviço:
A NATUREZA DO MALABARISMO
Data: Aos sábados de Fevereiro e Março de 2024
Local: FETEG (Federação de Teatro de Goiás) – R. 88, 646 – St. Sul, Goiânia – GO
Inscrições Gratuitas à partir de 1º de janeiro pelo instagram @anaturezadomalabarismo
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento às Ações Formativas do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023.