Instagram; @falacanedo
Por: Alex Alves
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Fonte: Correio Brasiliense
Em 2024, o governo Lula dá um notável impulso aos concursos públicos, com a abertura de 9.116 vagas referentes às autorizações concedidas ainda em 2023. Este aumento representa um acréscimo significativo de 47% em comparação ao período de 2019 a 2022, marcado pelo governo anterior de Jair Bolsonaro, que autorizou 10 concursos totalizando 6.196 vagas.
Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) revelam o compromisso do novo governo em fortalecer o serviço público. Nas redes sociais, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, celebrou essa mudança. “Depois de anos de desmonte, o serviço público voltou a ser fortalecido pelo governo Lula”, afirmou.
A alta de 47% nos concursos públicos em apenas um ano é vista como uma estratégia para atender às demandas da população em diversas áreas. Gleisi Hoffmann ressalta a importância dessas contratações para a melhoria do atendimento e da prestação de serviços.
É válido observar que, nos anos de 2020 e 2021, não foram realizados concursos devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. O cenário em 2024 aponta para uma retomada firme e focada no fortalecimento do serviço público em prol da comunidade.