Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Agência EFE
O primeiro-ministro do Peru, Alberto Otárola, informou que toda a fronteira norte do país com o Equador está em estado de emergência. A declaração aconteceu na noite desta última terça-feira (09/01), com a decisão partindo da presidente Dina Boluarte.
A ação acontece após os incidentes de violência que fizeram com que o Equador declarasse estado de guerra civil no início da terça. De acordo com notícia do jornal El Comercio, que é um dos principais veículos de informação do Peru, o ministro Otárola também informou que o país irá tomar outras ações diretas para proteger a fronteira e manter os cidadãos seguros.
O primeiro deles é aumentar o contingente de agentes da Força Nacional para atuar nas regiões de Tumbes, Amazonas, Jaen, Cajamarca e Loreto, que estão localizadas nas fronteiras com algumas cidades equatorianas, como Huaquillas e Loja. O objetivo é impedir que criminosos saiam do Equador e se mobilizem para dentro do território peruano.
| URGENTE: La policía peruana realiza un fuerte control de identidad de ciudadanos que ingresan y salen del país en la frontera con Ecuador. ¿Apoyas esta efectiva de seguridad? pic.twitter.com/KsIlRCqhNA
— Eduardo Menoni (@eduardomenoni) January 10, 2024
“O Governo do Peru condena veementemente os atos de violência ocorridos hoje no Equador, que violam os direitos fundamentais dos equatorianos e ameaçam a segurança desse país irmão ”, diz uma parte do comunicado.