Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
Uma história bem curiosa chamou a atenção da população da cidade de Formosa, na região sudeste de Goiás. Com apenas 1 ano de nascimento, a pequena Isis Eloah Ferreira Alves foi diagnosticada com um caso raro chamado “rins supranumerários”. Isso porque a menina, que nasceu de um parto cesário pramaturo, nasceu com quatro rins e já precisou passar por diversas internações.
De acordo com a mãe da bebê, Thalia Silva Alves, de 21 anos, lidar com a situação vem sendo algo difícil, mas que traz alguma satisfação por saber que a menina é rara e única.
“Ela nasceu prematura, tem alguns atrasos motores e toda semana temos que fazer acompanhamentos e exames de rotinas, mas ela tem uma vida normal. Tento ver o lado bom da maternidade, porque não é fácil”, diz a mamãe.
Em material produzido pelo G1, o urologista-pediátrico Hélio Buson, chefe do setor de urologia do Hospital da Criança de Brasília (HCB) e que cuida do caso da menina, diz que existem cerca de 100 casos documentados na literatura mundial. Ainda segundo o especialista, o caso se dá pela malformação na gestão. Devido a fotos ainda desconhecidos, há a possibilidade de ocorrer o desenvolvimento de mais de um rim de cada lado.
Retirada de um dos rins e tentativa de uma vida normal
Ainda segundo a matéria do G1, que ouviu a urologista pediátrica Larissa Marinho, uma das responsáveis pelo caso, a menina teve um dos rins retirados por conta de uma obstrução devido ao excesso de urina. A situação fez com que o órgão aumentasse de tamanho, comprimindo outros órgãos, dificultando a alimentação.
De acordo com Larissa Marinho, Isis terá uma vida normal, mas irá precisar passar por checagens rotineiras para avaliar se está tudo bem com o funcionamento dos rins.