Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
A cada mês que passa e as eleições municipais de outubro se aproximam, os bastidores da política em Senador Canedo vão ficando cada vez mais animados. Buscando uma oposição forte para concorrer contra o atual prefeito da cidade Fernando Pellozo (UB), dois pré-candidatos aparecem como os mais capacitados para deixar a disputa bem acirrada na cidade que tem uma das 10 maiores economias de Goiás – dados do IBGE/Instituto Mauro Borges / Segplan-GO.
Se de um lado existe a experiência de Divino Lemes (PDT), que já foi prefeito em quatro ocasiões, o novato Alexandre Braga (MDB) vem sendo um nome bem aceito por trazer a ideia de renovação nas políticas regionais.
Quem são os dois pré-candidatos?
Empresário e jornalista, Alexandre Braga é nascido em Senador Canedo e uma figura muito respeitada entre moradores e empreendedores locais. Se preparando para a sua primeira disputa a um cargo público, Braga vem ressaltando as suas raízes canedenses e o objetivo de mudar a cidade: “Temos que olhar para o futuro e não deixar o passado de atraso voltar”, diz ele.
Por outro lado, Divino Lemes trabalha em cima da “nostalgia” de certos pontos positivos de suas outras gestões como prefeito do município. Contudo, ele tem certa rejeição por conta do seu último mandato que foi considerado abaixo da média – em 2020, uma pesquisa realizada pelo instituto RealTime Big Data mostrou que Lemes foi desaprovado por 57% do eleitorado.
Na última corrida municipal, quando tentava a reeleição, Divino Lemes perdeu para o atual prefeito Fernando Pellozo por uma diferença enorme de 32%. Além disso, o ex-prefeito acabou não conseguindo se eleger deputado estadual em 2022, apesar de ter alcançado mais de 8 mil votos na época.