Instagram; @falacanedo
Por: Redação/Fala Canedo
Foto: Destaque/Agência Brasil
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado durante a cerimônia de celebração dos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP), realizada na Sala São Paulo, região central da cidade.
Lula recebeu a Medalha Armando de Salles Oliveira, concedida a entidades de grande relevância na parceria com a USP. Durante seu discurso, destacou a contribuição da universidade na formação de autoridades e personalidades que influenciaram o desenvolvimento do país.
Embora não tenha estudado na USP, Lula agradeceu à instituição, ressaltando que foi auxiliado por mulheres e homens da universidade em suas realizações no país.
Ele enfatizou a diversidade da USP, afirmando que a universidade reflete cada vez mais a miscigenação brasileira e não está mais centrada exclusivamente em São Paulo, tornando-se um reflexo do povo brasileiro da periferia.
Lula também destacou a mudança na composição estudantil, com mais da metade dos alunos sendo provenientes de escolas públicas. Ele elogiou a USP por mostrar que, mesmo com a adesão ao sistema de cotas, a participação na universidade não está vinculada ao berço de origem.
O ex-presidente incentivou o esforço individual e a aproveitar as oportunidades oferecidas pelo governo para a juventude menos favorecida.