Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
A histórica fundadora da Magazine Luiza, a empresária Luiza Trajano Donato morreu na madrugada desta segunda (12/02), em Franca (SP), aos 97 anos. As informações foram divulgadas primeiramente pela TV Globo. Ainda segundo o veículo, ela morreu de causas naturais em casa. As lojas da Magazine em Franca decidiram não abrir nesta segunda em luto.
O velório de Luiza Trajano está previsto para ocorrer nesta segunda a partir das 10h no velório São Vicente, em Franca. Vale destacar que a empresa hoje é comandada pela sobrinha de Luiza Trajano, a empresária Luiza Helena Trajano.
História de Luiza Trajano
Luiza Trajano Donato, nascida em 20 de setembro de 1926, na cidade de Cristais Paulista, em São Paulo, começou sua empresa como uma vendedora popular em Franca (SP). Foi nesse município, inclusive, que Luiza fundou a primeira unidade da Magazine Luiza em 1957. A empresa é considerada uma das líderes do mercado varejista brasileiro.
Nota do Magazine Luiza:
Muitos dos valores que hoje regem os mais de 30 000 colaboradores do Magalu são reflexo do jeito de pensar e de agir de sua fundadora. Tia Luiza tinha uma energia quase inesgotável para o trabalho. Não importava se a tarefa a ser feita era empacotar um produto ou descarregar um caminhão de mercadorias. Era uma vendedora apaixonada, que conhecia as necessidades, os gostos e as possibilidades de seus clientes. Cada um deles era e deveria ser tratado como alguém especial, como a razão de ser do negócio.
Foi assim que Luiza deu as boas-vindas aos funcionários das primeiras 50 lojas abertas simultaneamente na cidade de São Paulo, em 2008: “Quero pedir a vocês, como boa vendedora que fui, para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio. Atender com todo carinho, não importa se um esteja usando salto e outro chinelo de dedo. Atender com educação, não tapear o cliente, não mentir de jeito nenhum. Se vocês quiserem crescer na vida, sejam sempre sinceros e honestos.”
Com sua narrativa simples, ela sintetizou a missão daquela que é hoje uma das maiores empresas do país: incluir, ao trabalhar para que o maior número possível de brasileiros tenham acesso a produtos e serviços que melhorem suas vidas.