Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Divulgação
De acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Estado do Goiás registrou 80.473 mil inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU). Foram mais de 2,65 milhões de inscritos em todo o país. Para garantir a participação no certame, os inscritos devem efetivar o pagamento da taxa de inscrição, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), até esta sexta-feira (16/2).
As taxas são de R$ 90 para cargos de nível superior e de R$ 60 para cargos de nível médio. O CNPU oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As provas ocorrerão em 220 cidades no dia 05 de maio.
No Goiás, o Concurso Unificado terá 9 cidades de prova, sendo elas, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goianésia, Goiânia, Iporã, Itumbiara, Mineiros, Porangatu e Rio Verde.
Além dos cargos com lotação em diferentes regiões do Brasil, os editais preveem vagas para atuação no Estado do Goiás, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) – para funções como analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo; e também vagas para órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O CPNU permite a inscrição para a disputa por vagas para mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.