Por: Redação Fala Canedo
Foto Destaque: Reprodução/Redes Sociais
O cenário político em Goiás está agitado com a movimentação do senador Vanderlan Cardoso e sua esposa, Izaura Cardoso, em pré-candidaturas. Izaura deixou o PL para se filiar ao PSD e vai assumir o PSD Mulher, enquanto Vanderlan, do mesmo partido, é pré-candidato ao paço de Goiânia.
Vanderlan confirmou aos veículos de comunicação que existe a possibilidade de sua esposa disputar a prefeitura de Senador Canedo, e ambos consideram a ideia de uma “dobradinha” entre suas candidaturas. O senador também expressou confiança em sua própria pré-candidatura, destacando que suas pesquisas indicam uma das menores taxas de rejeição.
Sobre a possibilidade de Vanderlan e Izaura concorrerem em municípios diferentes, o advogado eleitoral Danúbio Remy esclarece que não há impedimento legal para cônjuges disputarem eleições em locais distintos ou limítrofes. Remy também aponta que, embora administrativamente possa ser controverso uma prefeita de um município ser primeira-dama de outro, não há base legal para proibição.
O PSD, partido de Vanderlan, busca manter sua hegemonia, sendo a legenda com o maior número de prefeitos no país. Em 2023, o partido contava com 968 filiados, um aumento significativo desde 2020. Vanderlan, que já administrou Senador Canedo, nunca escondeu seu desejo de governar Goiânia, tendo disputado o cargo em duas ocasiões anteriores.
Além do PSD, outros partidos também se destacam no cenário político goiano. O MDB, PP e o recém-formado União Brasil estão ativos, com o MDB mantendo-se como o segundo maior partido em número de prefeitos. O levantamento do Poder360 mostra que o PP teve um leve crescimento, enquanto o União Brasil, formado da fusão do DEM com o PSL, já conta com 564 gestores em 2023.
O panorama eleitoral em Goiás promete uma disputa acirrada, com partidos como o PL, PSDB, PSB e PT também apresentando suas candidaturas e estratégias. Com a movimentação de Vanderlan e Izaura, a política goiana está em um momento de intensa articulação e definição de rumos para as próximas eleições municipais.