Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
A Guarda Civil Municipal de Senador Canedo irá lançar um novo plano de carreira que deve valorizar e fortalecer o trabalho da corporação por toda a Cidade. Dentre algumas mudanças essenciais, a principal delas tem relação com cargos e salários, com a criação do plano de carreira inspetor, sub-inspetor e depois algumas outras classes com nivelamentos.
Além disso, o novo plano define as regras para a evolução na nova carreira, tendo em vista a hierarquia, o tempo de contribuição na GCM e outras atribuições para novos ingressos. De acordo com Paulinho da Vargem Bonita, subcomandante da Guarda Civil Municipal de Senador Canedo, a conquista acontece depois de anos de discussões e ajustes feitos por uma comissão criada pelo prefeito Fernando Pellozo.
“Eu iniciei na comissão que foi criada pelo prefeito na época, convite do prefeito e do secretário, coronel Ramos, para a gente compor a comissão que iria tratar do plano de carreira específico da guarda juntamente com a mesa permanente da prefeitura. Quase três anos de muitas discussões, a gente buscou informações de outras guardas que estão em funcionamento para a gente implantar o nosso. E hoje está finalizando. Ficou uma situação bem sólida, coisas que a gente não tinha, mas que se iniciaram na atual gestão do doutor Fernando Peloso”, explicou Paulinho.
Novas mudanças em relação ao plano de carreira
Por conta da lei federal 13.022, de 08 de agosto de 2014, os municípios brasileiros precisaram se adequar a uma série de alterações nas atribuições e vínculos dentro das guardas municipais, como a modernização da força de segurança no combate à criminalidade, dentro do Sistema Único de Segurança Pública.
Para o subcomandante da GCM de Senador Canedo, as novas mudanças chegam em um momento fundamental pois, segundo o próprio subcomandante da GCM, foi sentido uma perda de recursos de quase 25 milhões de reais nesses dois últimos anos por não ter um plano de carreira específico para a organização. Ainda mais, já existia o desejo por parte dos agentes pela implementação de alguns benefícios, como o caso da linha de crédito para moradia.
“Essa é uma questão importante que a gente teria que ter plano de carreira para ser subsidiado pelo governo federal, questão de residência, como se fosse minha casa, minha vida. Para segurança pública é mais ou menos parecido”, reforça Paulinho da GCM.
Qualificação da GCM e avanços na segurança
Com apoio do corpo administrativo e ostensivo, a GCM é responsável pela segurança dos patrimônios municipais e também da população, trabalhando no combate à violência. E para fortalecer o trabalho policial e até como uma forma de reconhecimento da administração pelos serviços prestados à população, alguns investimentos foram realizados.
Dentre as novas aquisições, foram adquiridos: 5 carabinas modelo CTT40, 5 espingarda calibre 12 e 2 fuzil 55. Em relação à preparação, há um intenso processo de ensino passado aos agentes sobre a utilização dessas novas armas, com a GCM de Senador Canedo estando apta para oferecer treinamento para guardas policiais de outras cidades.
“Todo armamento que utilizávamos, que eram os revólveres 38, a gente exportou eles para a Bahia e adquirimos pistolas ponto 40. Então a gente, nessa questão do armamento, estamos bem estruturados e a nossa guarda conta com o corpo próprio de instrutores. Aqui a gente treina outras guardas policiais. Inclusive nós estamos com um guarda de Aparecida de Goiânia fazendo um curso de habilitação na carabina CTT40, que está acontecendo nesse momento”, finalizou Paulinho.
Há 15 anos na Guarda Civil Municipal de Senador Canedo, Paulinho da Vargem Bonita afirma que os últimos três anos foram os mais intensos em relação aos esforços de qualificação, profissionalização e valorização policial. Vale destacar que, de acordo com levantamento realizado no ano passado pela plataforma MySide, especializada no ramo imobiliário e que utilizou a base de dados do oficiais do governo, Senador Canedo é apontada como uma das 15 cidades mais seguras de Goiás.