Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução/Redes Sociais
Uma coisa chamou a atenção no evento da inauguração da pavimentação da GO-336, no último sábado (09), na cidade de Crixás, que fica a 324 km de Goiânia. O atual vice-governador e presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela, junto ao ex-vice-governador e atual deputado estadual Lincoln Tejota (UB), trocaram elogios. O ato, além de ser simbólico porque Lincoln foi companheiro de chapa de Ronaldo Caiado nas eleições para governador em 2018, mostra que há uma aproximação entre os dois políticos.
Em 2021, às vésperas das eleições, Daniel Vilela foi escolhido como o vice de Caiado. Na época, isso acabou criando um certo afastamento, pois Tejota via uma possibilidade de permanecer no cargo de vice-governador. Em 2022, inclusive, enquanto Vilela afirmava que tinha toda disposição para construir um futuro político ao atual parlamentar, Lincoln Tejota declarava que ainda não existia uma aproximação entre os dois. Na campanha de Caiado, inclusive, o deputado estadual evitou eventos ao lado do atual vice-governador.
Hoje, após dois anos, ambos parecem dar passos para uma aproximação que pode fortalecer o plano da base de Caiado em colocar Vilela como o próximo governador de Goiás, já que Tejota exerce uma boa influência política dentro da base caiadista. Durante o evento, o atual deputado estadual Lincon Tejota pediu palmas para Vilela, exaltou o empenho do vice-governador em priorizar os projetos estaduais de Caiado e o colocou com um dos responsáveis pela entrega da rodovia.
Como uma ação de retribuição, Daniel disse que Caiado “Teve dois vice-governadores excepcionais”, como um sinal de elogio e cordialidade com Tejota. Em outro momento, que também foi importante, Vilela parabenizou o seu antecessor fez um trabalho incrível com Caiado e que isso foi fundamental para “pavimentar” o atual momento de estabilidade política do atual governador de Goiás.
Ao final dos discursos, os dois foram aplaudidos e deixaram uma ideia de que se existiu alguma chateação, tudo ficou no passado. Dessa forma, ensaiando uma aproximação e um trabalho conjunto que pode ser fundamental para a campanha de Daniel Vilela na busca do Palácio das Esmeraldas em 2026.