@falacanedo/Instagram
Por: Redação/portalfalacanedo.com.br
Foto: Divulgação/MPGO
Fonte:G1
O Ministério Público de Goiás (MPGO) anunciou os procuradores de Justiça Benedito Torres Neto e Ivana Farina Navarrete como indicados para concorrer à vaga aberta no Superior Tribunal de Justiça (STJ) após a aposentadoria da ministra Laurita Vaz em outubro de 2023.
A lista sêxtupla, organizada conforme a antiguidade dos membros na carreira do MPGO, coloca em destaque a extensa trajetória e experiência de ambos os procuradores. Ivana Farina Navarrete, que ingressou no MPGO em 1989, tem uma carreira marcada por diversas comarcas e cargos de destaque. Presidiu a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP) e foi Procuradora-Geral de Justiça de Goiás por duas vezes, além de liderar o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça.
Sua atuação abrange áreas como Direitos Humanos, com passagens pela presidência do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), vice-presidência da Confederação Nacional do Ministério Público, e ocupação do cargo de secretária de Direitos Humanos e Defesa Coletiva no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Já Benedito Torres Neto, presidente da AGMP e com uma história de seis mandatos à frente da associação, é conhecido por sua liderança e realizações. Ele ocupou a presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e foi procurador-geral de Justiça de Goiás de 2011 a 2013. Durante seu mandato, implementou o projeto PGJ Presente e contribuiu para a construção de nove sedes do MP no interior do estado.
Nascido em Anicuns, Benedito Torres graduou-se em Direito na Universidade Católica de Goiás e ingressou no MPGO em 1990. Sua atuação em diversas comarcas, como Joviânia, Cristalina e Itaberaí, além de seu papel como promotor-corregedor no biênio 1999-2000, demonstram sua ampla experiência e dedicação à justiça.
A votação para selecionar os candidatos que avançarão na lista será realizada pelos membros do Conselho Superior do MP (CSMP). Posteriormente, os membros do STJ escolherão três nomes dentre os indicados de todo o país para ocupar a vaga no Tribunal. A nomeação de um dos dois procuradores, com suas carreiras sólidas e histórico de compromisso com a justiça, certamente será um marco significativo para o judiciário brasileiro.