Rokubet

Vladimir Putin volta a dizer que pode usar armas nucleares e anuncia tropas russas na fronteira finlandesa

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

@falacanedo/Instagram

Por: Salmo Vieira/portalfalacanedo.com.br

Foto: Reprodução/Redes Sociais


Em entrevista à televisão e agências de noticias estatais da Rússia, Putin disse esperar que os Estados Unidos não provoquem um conflito nuclear e mostrou-se confiante de que os objetivos na Ucrânia serão atingidos.

Vladimir Putin voltou a afirmar que a Rússia está pronta a utilizar armas nucleares se houver uma ameaça à sua condição de Estado, soberania ou independência, manifestando a esperança de que os Estados Unidos se abstenham de ações que possam desencadear um conflito nuclear.

Em entrevista à televisão estatal russa divulgada na madrugada de quarta-feira, Putin reiterou que as forças nucleares russas estão em plena prontidão  “do ponto de vista técnico-militar”.

A declaração de Putin foi mais um aviso direto ao Ocidente, antes de uma semana em que é quase certo que ganhará mais um mandato de seis anos na presidência da Rússia.

O líder russo tem falado repetidamente sobre a possibilidade de utilizar armas nucleares desde que lançou a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. A mais recente ameaça tinha sido feita no discurso sobre o estado da nação, no final do mês passado.

Na entrevista agora divulgada, Putin descreveu o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, como um político veterano que compreende perfeitamente os possíveis perigos de uma escalada do conflito, e disse não acreditar que o mundo esteja a caminhar para uma guerra nuclear.

Questionado sobre se alguma vez pensou utilizar armas nucleares no campo de batalha na Ucrânia, Putin respondeu que não viu necessidade de o fazer.

Tropas russas na fronteira com a Finlândia

Quase um ano após a adesão da Finlândia à NATO, Vladimir Putin anunciou que vai mobilizar tropas russas para a fronteira com o país nórdico, considerando que a entrada dos finlandeses e, mais recentemente, dos suecos na Aliança Atlântica foi um “passo absolutamente insignificante do ponto de vista da garantia dos seus próprios interesses nacionais”.

“Nós não tínhamos tropas lá (na fronteira finlandesa), agora elas estarão lá. Não havia lá sistemas de destruição, agora vão aparecer”, adiantou.

A promessa de Putin surge após vários meses de tensões fronteiriças entre a Finlândia e a Rússia.

Rússia “não terá linhas vermelhas” se não for respeitada

O presidente russo mostou-se confiante de que Moscou conseguirá atingir os seus objetivos na Ucrânia e lançou um aviso direto aos aliados ocidentais: “As nações que dizem não ter linhas vermelhas em relação à Rússia devem perceber que a Rússia também não terá linhas vermelhas em relação a elas”.

Putin manteve a porta aberta a conversações, mas ressaltou que a Rússia conservará as conquistas obtidas na Ucrânia até agora e procurará obter garantias firmes do Ocidente.

“Não deve ser uma pausa para o inimigo se rearmar, mas sim uma conversa séria que envolva garantias de segurança para a Federação Russa”, sublinhou.

Putin afirmou que o recente aumento dos ataques ucranianos com drones contra a Rússia faz parte de uma campanha que visa sabotar as eleições presidenciais russas, que começam na sexta-feira e duram três dias.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que as defesas aéreas do país abateram 58 drones em seis regiões só esta quarta-feira.

“Todos os dias as nossas cidades e aldeias sofrem ataques semelhantes. Todos os dias a Ucrânia perde pessoas por causa da maldade russa”, afirmou Zelenskyy.


O presidente ucraniano adiantou que as operações de busca “continuarão enquanto forem necessárias”.

“Em resposta, iremos infligir perdas ao Estado russo – com toda a razão. O Kremlin tem de aprender que o terror não fica impune para eles”, prometeu Zelenskyy.

A cidade de Kryvyi Rih tem sido frequentemente alvo das forças russas desde o início do conflito.

Noticias Relecionadas

Avaí e Atlético-GO duelam pela Série B neste sábado ,veja aonde assistir

Partida será transmitida por ESPN, RedeTV, Disney+ e pelo canal Desimpedidos; times buscam embalo na briga pelo G4 O Avaí

Moraes rejeita tentativa da Câmara de barrar processo contra Ramagem por trama golpista

Ministro do STF afirma que ação penal seguirá normalmente, mesmo após decisão da Câmara dos Deputados O ministro Alexandre de

Andressa Urach desabafa sobre igreja: “Me senti mais usada do que na prostituição”

Ex-participante de reality afirma ter sido explorada durante período como evangélica e compara experiência à vida anterior como garota de

MC Guimê anuncia que será pai pela primeira vez com Fernanda Stroschein

Cantor comemora gravidez do primeiro filho com publicação carinhosa; casal oficializou noivado há 10 dias MC Guimê, 32 anos, compartilhou

Papa Leão XIV celebra primeira missa e assume missão de guiar a Igreja

Em homilia emocionada, o novo Pontífice fala sobre o desafio de sua missão, destaca o legado de Francisco e cita

Cantor Guilherme revela gravidez de gêmeos com música feita antes de descobrir

Música emocionante foi composta antes do casal saber que esperava dois bebês; sexo das crianças ainda não foi anunciado Guilherme,

Governo prepara ação criminal contra Flávio Bolsonaro por ligar Lula ao PCC e Comando Vermelho

AGU considera que postagem do senador viola a honra do presidente e configura possível crime contra a dignidade do cargo

Carga de medicamentos abortivos avaliada em R$ 2 milhões é apreendida na BR-153, em Goiás

Polícia Rodoviária Federal interceptou veículo com 48 mil comprimidos de uso proibido no Brasil; motorista foi preso em flagrante Uma

Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 45 milhões

Nenhuma aposta crava as seis dezenas e sorteio seguinte promete bolada milionária neste sábado O concurso 2.860 da Mega-Sena, realizado

William Bonner defende Ilze Scamparini após críticas: “Profissionalismo em meio à dor e frio”

A correspondente da Globo foi alvo de comentários nas redes durante cobertura do conclave; âncora elogiou postura da colega, que

PF investiga crimes cibernéticos ligados a abuso infantil em Goiânia

Operação cumpre mandados contra suspeitos de produzir, armazenar e compartilhar material de pornografia infantil na internet A Polícia Federal deflagrou,

Internacional perde para o Atlético Nacional e se complica na Libertadores

Valencia sai lesionado ainda no primeiro tempo, e Colorado cai para terceiro lugar no Grupo F após derrota por 3