@falacanedo/Instagram
Por: Redação/portalfalacanedo.com.br
Foto: (crédito: Ed Alves/CB)
Na manhã desta terça-feira (16/4), a Polícia Federal iniciou uma nova fase da Operação Lesa Pátria, investigando os ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023 em Brasília. De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em diversos estados.
Além disso, ordens judiciais emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) estão sendo executadas para indisponibilidade de bens dos investigados. Os danos estimados com os ataques chegam a R$ 40 milhões.
As equipes policiais estão em busca nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).
A investigação tem como foco os financiadores, motivadores e executores dos atentados, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
“Os fatos em questão representam, em tese, os delitos de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, e destruição ou inutilização de bem especialmente protegido”, afirmam os investigadores.