Rokubet

Lula homologa terras indígenas na Bahia e em Mato Grosso

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

@falacanedo/Instagram

Por: Agência Brasil

Foto: Destaque /Ricardo Stuckert


Presidente participou de retomada de conselho de políticas indígenas

 

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da reunião do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), no Palácio da Justiça, em Brasília.

Na véspera do Dia dos Povos Indígenas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da reunião de reabertura do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) e assinou decreto de demarcação de mais duas terras indígenas.

Em evento na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, nesta quinta-feira (18), foram homologadas as terras indígenas Aldeia Velha, na Bahia, e Cacique Fontoura, em Mato Grosso.

A expectativa, no entanto, era que o presidente assinasse a homologação de mais quatro terras indígenas, incluindo algumas com longo histórico de disputa pela demarcação, como Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, em Santa Catarina, Potiguara de Monte-Mor, na Paraíba, e Xukuru Kariri, em Alagoas.

“O ministro [Ricardo] Lewandowski [da Justiça e Segurança Pública] me levou, na semana passada, seis terras indígenas para que eu assinasse hoje, na frente de vocês.

E nós decidimos assinar só as duas. Eu sei que isso frustrou alguns companheiros e algumas companheiras, mas eu fiz isso para não mentir para vocês, porque temos um problema, e é melhor a gente tentar resolver o problema antes de assinar”, disse Lula, na presença de dezenas de indígenas e entidades indigenistas. Segundo o presidente , entre os problemas nesses territórios está a ocupação por não indígenas. Lula admitiu ter atendido pedido de governadores.

“Temos algumas terras ocupadas por fazendeiros, outras por gente comum, possivelmente tão pobres quanto nós. Tem umas que têm 800 pessoas que não são indígenas ocupando. Tem outras com mais gente.

E tem alguns governadores que pediram mais tempo para saber como vamos tirar essas pessoas, porque não posso chegar com a polícia e ser violento com as pessoas que estão lá.

Tenho que ter o cuidado de oferecer a essas pessoas uma possibilidade para que possam entrar tranquilamente na terra. Dois governadores são aliados nossos, que pediram um tempo, e nós vamos dar um tempo”, argumentou o presidente.

Lula insistiu na cautela e comparou o caso com a aprovação de um projeto que estabeleceu a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O texto foi vetado pelo presidente, mas o veto foi derrubado pelo Congresso Nacional.

A tese do marco temporal, que já havia sido declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), deverá ser novamente invalidada pela corte.

“O que nós não queremos é prometer para vocês uma coisa hoje, e amanhã você ler no jornal que a Justiça tomou uma decisão contrária. A frustração seria maior, como foi o marco temporal, como vocês viram. Eu vetei tudo, mas eles derrubaram o meu veto. E agora, nós estamos a continuar brigando na Justiça para manter a decisão que a Suprema Corte já tinha tomado.”

Com as duas novas áreas homologadas nesta quinta, o governo Lula totaliza 10 terras indígenas demarcadas desde o início do terceiro mandato. Ao todo, em 2023, oito territórios já haviam sido demarcados. Os processos estavam parados desde 2018, pois o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que não faria nenhuma demarcação durante o seu governo.

Durante o evento de reabertura do CNPI, que havia sido paralisado pelo governo anterior, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, reforçou a luta histórica.

“Em razão dessa diversidade e especificidades culturais dos 305 povos presentes no país, que falam mais de 274 línguas distintas, que nos diferenciam da sociedade nacional, é que os povos lutam por políticas específicas e diferenciadas, que nem de longe podem ser confundidas com privilégios”, disse.

O direito originário de ocupação tradicional indígena é previsto na Constituição Federal de 1988, que garante posse permanente e usufruto exclusivo para esses povos. As terras são consideradas inalienáveis e indisponíveis, e os direitos originários sobre elas imprescritíveis, ou seja, permanentes.

Repercussão

Do lado das entidades indígenas, a não homologação das quatro áreas foi recebida com decepção. “A sensação que nós temos é de frustração. Estamos há mais de 400 dias no novo governo, e foi pactuada, desde a transição, a homologação de 14 terras que estão aptas, livres de qualquer impedimento legal.

Não há impedimento legal. Nós pactuamos que essas terras seriam homologadas nos primeiros 100 dias de governo, e isso não aconteceu”, disse à Agência Brasil o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Dinamam Tuxá.

Tuxá mostrou-se surpreso com a posição do presidente de ouvir governadores sobre o tema, uma vez que a Constituição Federal não prevê esse procedimento. “O que gera maior surpresa é o presidente afirmar que consultou os governadores, e o rito previsto no nosso texto constitucional e no Decreto 1.775 não prevê consulta a governadores.

Então, cumpra-se o rito. Sem sombra de dúvidas, vamos continuar vigilantes e atuantes e a demarcação do maior número de terras aptas”,

Noticias Relecionadas

Jornalista revela que papa Leão XIV torce para rival de brasileiro na Libertadores

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Divulgação/Vatican Media O único assunto no mundo neste momento é sobre a escolha do novo

Luan Pereira atinge o TOP 1 do Spotify Brasil pela sexta vez com “Não Era Love”

Música com MC Tuto e Grelo reforça o domínio do cantor nas plataformas e nas pistas Por: Sidney Araujo Foto

Leão XIV destaca união e diálogo em primeiro discurso como papa: “A humanidade precisa de pontes”

Primeiro pontífice dos EUA, Robert Prevost falou a milhares de fiéis na Praça São Pedro e agradeceu o legado de

“Nossos jovens são aprendiz com futuro”, diz Daniel Vilela ao celebrar expansão do programa que vai atender 10 mil estudantes de Goiás

Vice-governador participou do evento em Goiânia que marcou a ampliação do Aprendiz do Futuro e deu boas-vindas a mais de

Daniel Vilela anuncia construção de mais 3,2 mil casas a custo zero

Vice-governador assinou ordens de serviço para 64 municípios, com investimento de mais de meio bilhão de reais; iniciativa do Goiás

Allan Souza assume namoro com ex de Cauã Reymond em meio a gravidez fora do casamento

Volante do Flamengo enfrenta divórcio conturbado e nova polêmica envolvendo gravidez com outra mulher O meio-campista Allan Souza, do Flamengo,

Isadora, única sobrevivente em estado grave de acidente com estudantes de medicina, segue na UTI em Goiânia

Jovem de 20 anos está em coma induzido e respira com ajuda de aparelhos; tragédia deixou duas colegas mortas na

DNA do Crime: 2ª temporada da série de ação da Netflix tem trailer explosivo; veja

Com estreia marcada para 4 de junho, novos episódios têm inspiração em assaltos e eventos criminais da vida real com

MC Mirella tem o perfil mais acessado em plataforma de conteúdo adulto no Brasil

Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Não dá para negar que uma das principais personalidades do ano é a cantora

O que a astrologia fala sobre Robert Prevost? Descubra o mapa astral de Papa Leão XIV

Robert Francis Prevost é virginiano, signo associado ao pensamento analítico Por: Sidney Araujo Foto Destaque: Reprodução Robert Francis Prevost acaba

INSS lança sistema para aposentados contestarem descontos irregulares pelo app Meu INSS

Ferramenta ficará disponível a partir de 14 de maio e permitirá solicitação de devolução de valores cobrados sem autorização O

Prefeitura de Senador Canedo divulga calendário do IPTU e ITU 2025 com desconto de 20%

IPTU pode ser pago com desconto ou em até seis parcelas sem juros A Prefeitura de Senador Canedo divulgou o