Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução/Redes Sociais
Um cachorro da raça Golden Retriever morreu após ser embarcado em um voo errado da companhia aérea Gol, nesta última segunda (22). O cão, que se chamava “Joca” e tinha 5 anos, deveria ter saído do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto Municipal de Sinop, em Mato Grosso.
Contudo, o animal foi colocado num voo para Fortaleza, capital do Ceará. O tutor do cão, João Fantazzini, só soube da confusão da companhia aérea ao chegar no Mato Grosso.
Após descobrir, Fantazzini decidiu retornar para São Paulo para encontrar o cachorro, mas lá foi informado que o cachorro havia falecido após o pouso do voo de Guarulhos, vindo de Fortaleza. Nas redes, os tutores responsabilizaram a Gol pela morte de Joca.
“Eles deixaram o cachorro no sol na pista dentro da caixa. Nosso Joca chegou a SP e deram a notícia que ele estava morto”, disse Giovanna Fantazzini. “Acabou com a nossa família, ele era nossa família! Nada vai trazer o nosso Joca de volta!”. Num vídeo nas redes, a família mostrou o cachorro já sem vida dentro da caixa de transporte no aeroporto de São Paulo (SP).
Ver essa foto no Instagram
(Reprodução/Instagram)
Em nota, a companhia aérea disse que “lamenta profundamente” a morte do cão e se solidarizou com a dor dos tutores. A GOL admitiu que houve uma falha na parte operacional e que, dessa forma, o cachorro foi colocado em um voo errado. Ainda segundo a companhia, investigações ocorrem com “prioridade total” para descobrir os detalhes do caso.
Confira a nota na íntegra:
“A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.
A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time”.