Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Divulgação
O governo federal decidiu adiar as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) em todo o Brasil. Isso acontece por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
As provas, que seriam aplicadas no próximo domingo (05/05), foram adiadas após pedido do governo gaúcho. A nova data do concurso ainda não foi definida. A decisão foi anunciada na tarde nesta sexta (03), em coletiva de imprensa dos ministros Paulo Pimenta (Secom) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).
Vale destacar que o Rio Grande do Sul tem 86 mil candidatos inscritos, com os exames marcados para serem aplicados em 10 cidades. Contudo, algumas delas estão em estado de emergência e, atualmente, o governo do estado vem colocando todos os seus esforços no acompanhamento das vítimas das fortes chuvas.
O Rio Grande do Sul decretou calamidade pública por conta dos efeitos das tempestades. Oficialmente, 37 pessoas morreram e 74 estão desparecidos. Além disso, mais de 24 mil moradores estão fora de casa e precisam de ajuda.
Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta estimou que o custo para adiar a prova possa ser de R$ 50 milhões. O governo vem avaliando uma “saída jurídica” para que o caso seja amenizado.
Ministra da Gestão e Inovação afirma que ainda não existe uma nova data!
⏯️ CNU: ministra confirma que não há nova data para Concurso Nacional.
“Enem dos concursos” foi adiado após chuvas fortes atingirem o Rio Grande do Sul.
Leia: https://t.co/CyKKoDftoY pic.twitter.com/u1mBieI4Sd
— Metrópoles (@Metropoles) May 3, 2024