Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro, de 69 anos, será transferido nesta segunda (06) para São Paulo com a intenção de tratar uma infecção de pele e um novo quadro de obstrução intestinal, no qual ele vem enfrentando há alguns anos.
Internado em Manaus desde o último domingo (05), Bolsonaro deixará a capital do Amazonas “depois do almoço”, segundo o seu assessor Fabio Wajngarten.
Nas redes sociais, o deputado Eduardo Bolsonaro disse que o seu pai está reagindo bem aos tratamentos iniciais. Ele chegou, inclusive, a dizer que o político seria levado para Brasília. Contudo, as principais fontes ligadas à Bolsonaro afirmaram que os cuidados intensivos irão acontecer na capital paulista.
De acordo com a AFP, que conversou com Wajngarten, Bolsonaro será atendido no Hospital Vila Nova Star. O centro médico se encarregou de outras diversas cirurgias abdominais do ex-presidente nos últimos cinco anos devido às sequelas da facada sofrida em 2018.
Meu pai passa bem, já reage bem aos antibiótico e hoje deve ser transferido para Brasília.
Agradeço ao @fabiowoficial por ter cuidado desta logística e a todos que se preocupam e oram pelo meu pai. Muito obrigado pic.twitter.com/d2GuwrhHjA
— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) May 6, 2024
(Pela imagem dá para perceber uma grande mancha vermelha na canela esquerda de Bolsonaro. Reprodução/X)
Bolsonaro vem sofrendo com problemas de saúde nos últimos anos
Jair Bolsonaro deu entrada ao Hospital Santa Júlia, no último sábado, em Manaus, por conta de um quadro de erisipela. O centro médico informou que Bolsonaro estava “com quadro de desidratação e processo infeccioso de pele” e que “voltou ao hospital após seus compromissos” e “permaneceu internado para antibioticoterapia venosa e hidratação”.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, erisipela é uma infecção bacteriana que geralmente causa febre e dor por afetar os tecidos que compõem a camada superficial da pele.
Agora, em São Paulo, Bolsonaro deverá ser submetido aos cuidados dos médicos especialistas e ainda não há uma previsão de alta. A última hospitalização do ex-presidente havia acontecido em setembro de 2023, também na capital paulista, quando foi submetido a duas cirurgias ainda relacionadas à facada sofrida em 2018.
Bolsonaro estava na capital do Amazonas desde a última sexta, onde participou de um evento de campanha para a pré-candidatura do deputado federal Alberto Neto à prefeitura de Manaus.
Alvo de diversas investigações judiciais, Jair Messias Bolsonaro está inelegível pelos próximos 8 anos devido a uma condenação por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Por conta disso, ele está viajando por todo o Brasil e usando a sua imagem para apoiar os seus aliados nas campanhas municipais.