Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
De acordo com informação da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o planeta Terra será atingido na noite desta sexta (10) por uma tempestade solar que será a mais intensa dos últimos 165 anos.
Segundo o instituto, o fenômeno irá durar por todo o final de semana e pode causar queda de energia e alteração no sistema GPS. “Prevemos que teremos um choque após o outro. Estamos realmente nos esforçando aqui”, declarou o diretor do Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da NOAA, nesta sexta.
Ainda nesta semana, foram diagnosticados seis correntes de plasma ejetadas pelo sol. A NOAA deve emitir alerta antes que o fenômeno aconteça.
A última vez em que o planeta presenciou um fenômeno parecido foi em 1859, quando um tempestade solar foi responsável por incendiar estações telegráficas e ainda destruir estruturas de comunicação em todo o mundo.
Apesar da expectativa de um tempestade solar intensa, cientistas não acreditam que o impacto será tão devastador quanto o do século XIX. Contudo, eles apontam que o fenômeno só irá diminuir a intensidade depois do dia 13 de maio.