Por: Alex Alves
Foto destaque: Logo Oficial da CBF/Reprodução/YASUYOSHI CHIBA/ Getty Images Embed
Em meio ao debates à demonstrações de solidariedade às vítimas das enchentes do Estado do Rio Grande do Sul, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a suspensão das rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro, atendendo a pedidos de 15 equipes participantes da Série A.
A decisão, anunciada após consulta aos 20 clubes envolvidos na competição, foi baseada não apenas nos pleitos dos times, mas também no apoio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que endossou o pedido de suspensão feito por seus clubes filiados.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ressaltou a importância da solidariedade neste momento difícil para o povo gaúcho e destacou o compromisso da entidade em colaborar com iniciativas de ajuda às vítimas da tragédia ambiental.
A suspensão das rodadas do Brasileirão também gerou debates entre os clubes, com algumas equipes defendendo a continuidade dos jogos e outras apoiando a paralisação em solidariedade às equipes gaúchas afetadas.
Além disso, está marcada uma reunião do Conselho Técnico Extraordinário da Série A para o dia 27 de maio, onde serão discutidos aspectos técnicos das competições, questões jurídicas relacionadas aos acessos às competições internacionais e direitos de transmissão e patrocínios.
Neste contexto, o futebol brasileiro se une em um gesto de solidariedade e compromisso com as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, demonstrando que, além do esporte, há valores humanitários que devem ser priorizados em momentos de crise.
Os clubes que pediram a suspensão da competição são:
(1) Atlético Clube Goianiense;
(2) Atlético Mineiro SAF;
(3) Club Athletico Paranaense;
(4) Criciúma Esporte Clube;
(5) Cruzeiro Esporte Clube SAF;
(6) Cuiabá EsporteClube SAF;
(7) Esporte Clube Bahia SAF;
(8) Esporte Clube Juventude;
(9) EsporteClube Vitória;
(10) Fluminense Football Club;
(11) Fortaleza Esporte Clube;
(12) Grêmio Football Porto Alegrense;
(13) SAF Botafogo;
(14) Sport ClubInternacional;
(15) Vasco da Gama SAF.
Tal decisão foi baseada também no pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
A CBF informa também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A, está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionaiscomo Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
Por fim, a CBF convidou os presidentes das 10 federações com clubes envolvidos na competição para participar.