Por: Cynthia Fernandes
Foto: Freepik
Nesta segunda-feira (20), o Brasil atingiu uma marca preocupante: ultrapassou os 5 milhões de casos (prováveis e confirmados) de dengue apenas nas primeiras vinte semanas deste ano. Dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde revelam uma situação alarmante: 2.827 mortes confirmadas e 2.712 óbitos em investigação devido à doença.
A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, havia previsto que o país registraria cerca de 4,2 milhões de casos de dengue em todo o ano de 2024. No entanto, esse número foi ultrapassado antes mesmo do fim do primeiro semestre, demonstrando a gravidade da situação.
Além dos números assustadores, o ministério identificou que a faixa etária de 20 a 29 anos foi a mais afetada, totalizando 935.531 casos prováveis. Os estados mais atingidos proporcionalmente são Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, enquanto os de menor incidência são Roraima, Ceará, Sergipe e Maranhão. A circulação simultânea dos quatro sorotipos de dengue no território nacional agrava ainda mais a situação, com Minas Gerais registrando a presença de todos os sorotipos atuando simultaneamente.