Por: Redação/FC
Foto: Divulgação
O Minstério da Saúde (MS) deu seu aval para a proposta de Alexandre Braga de construir um hospital público em Senador Canedo. A ideia é realizar a obra em tempo recorde para atender os canedenses, que ainda não contam com uma unidade de atendimento no município. O pré-candidato a prefeito do município, pelo partido AGIR, esteve no Ministério, em Brasília, onde participou de reunião acompanhado do deputado federal José Nelto, do Progressistas (PP), que também apoia o projeto.
“Esse é um projeto que está sendo adotado no Brasil e que vai resultar na construção do hospital do Senador Canedo em tempo recorde. Nossa cidade já tem 180 mil habitantes e, até hoje, nós não construímos um hospital. Isso faz falta a população da nossa cidade. Mas graças ao deputado José Nelto e ao Ministério da Saúde, a gente vai realizar esse sonho dos canedenses”, assegurou Alexandre.
“O hospital é modular, e ele sendo contratado por licitação pública ou dispensa de licitação, porque lá não tem hospital, a prefeitura poderá construir um hospital num prazo de 60 a 120 dias, credenciado pela rede de SUS”, explicou Nelto. “Depois, o que nós queremos é os equipamentos hospitalares, e uma visita da nossa ministra Nísia, para conhecer o futuro hospital de Senador Canedo”, acrescentou o deputado federal.
“É uma boa demanda. É um município grande, que merece um atendimento especial de saúde. E a gente vai analisar aqui, com mais rapidez possível para a gente verificar, é um projeto modular que a gente adora fazer mesmo. Vamos para a frente”, afirmou Leonardo de Castro, técnico do Ministério da Saúde. “Vamos caminhar com a análise técnica e vamos buscar essa visita lá com a ministra Nísia, é um projeto muito bom.
“Vai ser um prazer receber a ministra e inaugurar essa obra muito importante para a nossa cidade, para todos os canedenses”, finalizou Alexandre Braga. O projeto é inspirado em uma unidade de saúde do Rio de Janeiro, que foi construído em 60 dias, e possui 300 leitos, 120 vagas de UTIs, em 12.800 mil metros de área construída.
Falta de interesse
Braga crítica aos grupos políticos que há mais de quarenta anos lideram Senador Canedo e dizem ser “impossível” a construção de uma unidade de saúde que atenda, de modo eficaz, a população canedense. “Para comprovar que é a incompetência da velha política é tão grande, eu vim aqui no Rio de Janeiro, nesse hospital que foi construído em apenas sessenta dias”, relata.
O pré-candidato ressalta a importância de proporcionar uma saúde de qualidade aos cidadãos. “Chega dessa história do hospital do canedense ser uma ambulância. Chega dessa velha política que só resolve a vida dele e deixa nós que moramos em Senador Canedo sem saúde digna. Vamos mudar nossa cidade, porque quando o prefeito quer, ele faz”, garante Braga.