Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: REUTERS
As alterações climáticas seguem trazendo preocupações para os cientistas de todo o planeta. De acordo com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S), o mês de Maio de 2024 foi o mais quente já registrado no planeta. Segundo o instituto, a temperatura média registrada foi de 0,65°C acima da média dos últimos 29 anos.
Dessa forma, maio foi o 12º mês consecutivo com aumento de temperatura igual ou superior a 1,5°C , que é a meta aceitável dada pelo Acordo de Paris firmado em 2016.
Segundo o diretor da C3S, Carlo Buontempo, esse registro não surpreende, mas preocupa. “Por mais que esse recorde de 12 meses seja eventualmente interrompido, a assinatura global das alterações climáticas permanecerá e não há sinal em vista de uma mudança nessa tendência”, disse.
A índia já registrou quase 25 mil casos de suspeita de insolação e, de acordo com o Centro Nacional de Controle de Doenças (NCDC), 56 pessoas morreram após vários dias de onda de calor em todo o país, entre março e maio deste ano.
O país é um dos que mais vem sofrendo com o aumento da temperatura global. Na última de semana de maio, por exemplo, o subúrbio de Mungeshpur, na capital Nova Déli, na Índia, registrou uma temperatura recorde de mais de 52°C.
Por conta disso, as autoridades fizeram um alerta vermelho de saúde por conta de uma “probabilidade muito elevada de desenvolver doenças relacionadas com o calor e insolação em todas as idades”.
Além disso, em Nova Déli há um grande risco de escassez de água e cortes no fornecimento já foram realizados em algumas zonas da cidade.