Por: Redação
Foto: Reprodução/Prefeitura de Charleston
Um homem condenado por homicídio em 1996 foi preso nos Estados Unidos após décadas foragido. O crime, ocorrido em Sancrerlândia, envolveu o assassinato do ex-namorado de sua noiva, e o condenado havia fugido para os EUA, onde viveu com sua atual esposa, uma cidadã americana.
De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), o homicídio aconteceu em 1996 quando o acusado disparou três tiros contra a vítima, dois dos quais atingiram suas costas, resultando em morte. Julgado e condenado a 12 anos de prisão pelo crime, o homem conseguiu escapar da justiça brasileira e permaneceu foragido por mais de duas décadas.
A Delegacia Estadual de Capturas (Decap) de Goiás, em uma operação meticulosa, conseguiu rastrear o paradeiro do foragido, que estava vivendo em Charleston, nos Estados Unidos, com sua esposa americana. Com a ajuda da Interpol, o nome do condenado foi incluído na lista de procurados internacionais, facilitando a cooperação internacional.
Com o suporte da Polícia Federal, a Decap notificou as autoridades norte-americanas, que rapidamente agiram para efetuar a prisão do condenado. O homem foi detido em Charleston e agora enfrenta o processo de deportação para o Brasil.
Deportado para o Brasil, o condenado deverá cumprir a pena de 12 anos de prisão a que foi originalmente sentenciado. A Polícia Civil de Goiás e a Polícia Federal reafirmaram seu compromisso em colaborar internacionalmente para garantir que criminosos sejam levados à justiça, independentemente de onde se encontrem.
Essa captura destaca a eficácia da cooperação entre as agências policiais brasileiras e internacionais na luta contra o crime e na busca por justiça, mesmo após muitos anos desde a ocorrência do delito.