Por: Redação
Foto: Divulgação/PCGO
Na manhã desta terça-feira (20), a Delegacia de Polícia de Caldas Novas realizou uma operação de busca e apreensão na residência de um servidor público municipal. Ele é suspeito de falsificar fichas de encaminhamento médico na Unidade de Saúde Especializada, facilitando o acesso de pacientes a consultas eletivas sem seguir o protocolo regular de encaminhamento.
A investigação teve início após uma médica descobrir que seu carimbo e assinatura foram falsificados para justificar atendimentos diretos na unidade, sem prévio encaminhamento necessário. Segundo as normas, os pacientes devem passar por avaliação de clínico geral antes de serem encaminhados para especialistas via regulação.
A ficha falsificada tinha o objetivo de burlar esse processo regular, priorizando pessoas próximas ao servidor em detrimento daqueles que já estavam na fila de espera pela regulação médica.
Durante as buscas na residência do servidor, foram apreendidos documentos e celulares, que serão periciados para coletar mais evidências. A Polícia Civil de Goiás indiciou o investigado pelos crimes de falsidade de documento público e coação no curso do processo, este último por tentar coagir funcionários da unidade a encobrir a fraude.
O servidor, que ocupava cargo de direção na Unidade de Atendimento Especializado, já foi afastado administrativamente pela prefeitura. As penas somadas para os crimes investigados podem chegar a até 6 anos de prisão, conforme a legislação vigente.