Por: Redação
Foto: Freepik
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Saúde Municipal, destaca a importância da vacina BCG na prevenção da tuberculose, doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que afeta principalmente os pulmões e pode ser fatal se não tratada adequadamente. A vacina ajuda o sistema imunológico a reconhecer e combater a bactéria impedindo que a doença se desenvolva.
A BCG é uma das primeiras vacinas que a criança toma ao nascer e é conhecida pela pequena cicatriz que fica no braço onde ocorre a aplicação. No caso de não ser ministrada nos primeiros dias de vida, ela deve ser aplicada até os 4 anos de idade. Em alguns casos específicos, adultos que apresentam maior risco de exposição à tuberculose, também podem receber a vacina.
Em Goiânia, a cobertura vacinal com a BCG em crianças menores de 1 ano está em 60,4%, a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), é 90%. A vacina foi incorporada no calendário nacional de vacinação em 1977, mas começou a ser utilizada como forma de proteção contra a tuberculose em 1927. A eficácia da BCG é considerada elevada, cerca de 78% de proteção.
Tuberculose
A tuberculose é uma das doenças mais mortais da história da humanidade e ainda hoje provoca muitos óbitos. Segundo dados da Gerência de Doenças e Agravos Transmissíveis IST e Aids da SMS, foram notificados em Goiânia, em 2023, 254 casos de tuberculose e 17 óbitos decorrentes da doença. Neste ano de 2024, até o momento, foram 95 casos e nenhum óbito.
A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, uma bactéria que acomete os pulmões na grande maioria das vezes e pode resultar em doença avançada, levando, inclusive, ao óbito.
A transmissão ocorre por meio das vias aéreas, isto é, durante a fala, espirro ou tosse podem ser eliminados bacilos que virão a infectar outras pessoas que estejam no mesmo ambiente. A pasta chama a atenção para o fato de que a tuberculose tem cura e deve ser acompanhada de perto assim que surgirem os sintomas.
Locais de vacinação
A BCG está disponível em 13 unidades de saúde, das 8h às 16h. Confira os dias e locais:
Segunda-feira
Distrito Sul – Centro Municipal de Vacinação (CMV)
Distrito Leste – Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Atheneu
Terça-feira
Distrito Sul – CMV
Distrito Campinas Centro – Centro de Saúde (CS) Cidade Jardim
Distrito Sudoeste – CS Condomínio das Esmeraldas
Distrito Noroeste – USF Vila Mutirão
Quarta-feira
Distrito Sul – CMV
Distrito Norte – USF Itatiaia
Distrito Sudoeste – USF Santa Rita
Distrito Leste – USF Riviera
Quinta-feira
Distrito Sul – CMV
Distrito Oeste – USF Vila Regina
Distrito Campinas Centro – Centros de Atenção Integral em Saúde (Cais) Vila Nova
Distrito Noroeste – Cais Cândida de Morais
Sexta-feira
Distrito Sul – CMV
Distrito Oeste – Cais Bairro Goiá
Distrito Norte – Centros de Assistência Integrada Médico–Sanitárias (Ciams) Urias Magalhães
Sábado
Distrito Sul – CMV
Cobertura vacinal em crianças menores de 1 anos com de BCG, em Goiânia, está em 60,4%; vacina que protege contra as formas graves da tuberculose – Foto: Freepik