Por: Redação
Foto: Divulgação/Reuters
A vice-presidente dos Estados Unidos e provável candidata democrata à Presidência, Kamala Harris, fez seu primeiro discurso como líder da chapa nesta segunda-feira (22/7). Falando para a equipe de campanha e apoiadores democratas, Harris elogiou Joe Biden, que deixou a campanha no domingo (21/7), e fez duras críticas ao candidato republicano Donald Trump.
“Uma das maiores honras da minha vida foi servir como vice-presidente de Joe Biden. Joe Biden luta pelo povo americano e estamos profundamente gratos pelos seus serviços ao nosso país”, afirmou Harris em seu discurso de abertura.
Ela também expressou gratidão pela nomeação de Biden como sua sucessora na chapa presidencial e aceitou a candidatura à Presidência, embora o partido ainda não tenha oficializado a nomeação. “Estou honrada por esta confiança e determinada a seguir em frente com a visão de Joe para um país mais justo e unido”, disse.
Kamala Harris não poupou críticas ao seu provável adversário, Donald Trump. “Antes de ser vice-presidente, fui Procuradora-Geral da Califórnia. Já lidei com todos os tipos de criminosos. Homens que abusaram de mulheres. Homens corruptos que queriam tirar vantagem das pessoas. Eu sei o que Donald Trump está fazendo, conheço criminosos como ele”, declarou Harris, ressaltando sua experiência em lidar com questões de justiça e corrupção.
Ela acusou Trump de querer levar o país de volta ao passado, retirando direitos e liberdades do povo. “Donald Trump quer levar nosso país ao passado, tirando direitos e liberdades do povo. Ele e seu projeto 2025 extremista querem acabar com a classe média e nos colocar de volta no passado”, criticou.
A provável candidata também defendeu a liberdade sexual das mulheres e a necessidade de uma legislação mais restritiva sobre o uso de armas no país. “Em que país queremos viver: um país com liberdade, paixão ou um país com caos e medo? Cada um de nós tem o poder de responder essa pergunta”, concluiu Harris, apelando aos eleitores para refletirem sobre o futuro que desejam para os Estados Unidos.