Por: Redação
Foto: Divulgação/ Polícia Civil de Goiás
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) da 1ª DRP de Goiânia, prendeu preventivamente Valtair Fernandes de Oliveira Júnior nesta sexta-feira (26). O suspeito, acusado de estelionato, foi detido no Setor Serrinha, em Goiânia. Segundo as investigações, Valtair, que atuava como supervisor comercial de uma multinacional de fertilizantes agrícolas, desviou valores milionários da empresa.
Como responsável por uma carteira de clientes que movimentava cerca de 200 milhões de dólares, Valtair falsificava notas fiscais, assinaturas eletrônicas, e-mails e contratos. Além disso, ele desviava grandes quantias de dinheiro que deveriam ser provenientes da venda de mercadorias, utilizando até a conta bancária de seu filho menor de idade para receber os valores ilícitos. Para isso, inseria dados falsos nos sistemas de compra e venda da empresa, enganando tanto os funcionários do setor de cobrança quanto os clientes.
Após a descoberta dos desvios, Valtair foi demitido da empresa. Mesmo assim, ele continuou a entrar em contato com os clientes e a cobrar valores de vendas que havia realizado, chegando a pegar cheques sem o conhecimento da empresa. A investigação aponta que o prejuízo causado pela fraude é de aproximadamente R$ 1.459.000,00.
Além disso, foi descoberto que Valtair já responde por um delito similar na Justiça de Minas Gerais, onde causou prejuízo milionário a outra empresa. A operação teve o apoio da 7ª DDP de Goiânia.
Funcionário é preso por desviar milhões de empresa – Foto: Divulgação/PCGO