Por: Redação
Foto Destaque: Divulgação/Polícia Civil do Ceará
Em uma operação conjunta nesta quarta-feira (31), a Polícia Civil de Goiás (PC-GO), com o apoio da Polícia Civil do Ceará e do Ministério da Justiça, desmantelou um sofisticado esquema de fraudes, resultando na prisão de 26 indivíduos suspeitos de se passarem por advogados e defensores públicos para aplicar golpes. A ação identificou mais de 50 vítimas no estado de Goiás.
A operação, denominada Precatório Fantasma, investiga crimes de fraude eletrônica e associação criminosa. Segundo informações da PC-GO, o grupo criminoso acessava dados de processos judiciais das vítimas e, sob o pretexto de serem advogados ou defensores públicos, solicitava transferências bancárias para o pagamento de honorários e impostos, alegando que esses valores eram necessários para a liberação de precatórios e alvarás.
Para além das prisões, foram executados 30 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de mais de 340 contas bancárias. As ações policiais foram realizadas em diversas cidades do Ceará, incluindo Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú, Aquiraz, Canindé e Maranguape.
Conforme detalhado pela polícia, após efetuarem os pagamentos solicitados, as vítimas recebiam comprovantes e documentos falsificados, supostamente assinados por juízes e desembargadores, além de conterem o brasão do Poder Judiciário.