Por: Tatiane Braz
Foto: Reprodução/SERGIO LIMA/AFP/Getty Images Embed
Nesta quarta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente em Várzea Grande, Mato Grosso, para a entrega de 1.000 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Durante seu discurso, Lula criticou os altos valores cobrados nas contas de luz, afirmando que isso prejudica principalmente os mais pobres do país.
Lula ressaltou que está empenhado em encontrar uma solução para reduzir os custos de energia elétrica para a população de baixa renda. “Os mais humildes não têm dinheiro para pagar um aluguel e, ao mesmo tempo, arcar com o pagamento da conta de luz”, afirmou o presidente. Ele destacou que, além de lutar por tarifas mais justas, está comprometido em resolver o problema habitacional das famílias mais necessitadas, garantindo que as moradias entregues sejam de melhor qualidade.
O evento contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, do partido UNIÃO, que foi vaiado ao subir ao palco. Lula interveio, pedindo que os presentes parassem com as vaias. “O governador não está aqui porque ele quer. Ele está aqui porque foi convidado por mim e pelo governo federal. Em todos os estados que eu vou, eu convoco o governador”, disse o presidente, enfatizando a importância do respeito, mesmo entre adversários políticos.
As vaias ao governador Mendes foram em protesto a uma lei estadual que proíbe o transporte, armazenamento e venda de 12 tipos de peixes, em vigor desde janeiro deste ano. Mendes se defendeu, explicando que a lei foi aprovada democraticamente pelos deputados estaduais e confirmada como constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Estamos em uma democracia, e a maioria do parlamento decidiu que assim seria o ideal para a população”, argumentou o governador.
O evento destacou os esforços do governo federal em proporcionar melhores condições de vida para a população mais vulnerável e os desafios enfrentados na busca por um equilíbrio entre diferentes interesses. Lula reafirmou seu compromisso de lutar por tarifas de energia mais acessíveis e por moradias dignas para todos os brasileiros.