Por: Redação
Foto Destaque: REUTERS/Agustin Marcarian
Em meio a uma crise diplomática entre Argentina e Venezuela, que acabou resultando na expulsão dos representantes diplomáticos da Argentina pelo governo venezuelano, o Brasil assumiu a segurança da embaixada em Caracas. Por conta disso, o presidente argentino Javier Milei agradeceu o povo brasileiro nesta quinta-feira (1/8).
“Agradeço enormemente a disposição do Brasil em assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela. Agradecemos também a representação momentânea dos interesses da República Argentina e dos seus cidadãos. Hoje, o pessoal diplomático argentino teve de deixar a Venezuela em retaliação do ditador Maduro pela nossa condenação da fraude que perpetraram no domingo passado”, publicou Milei em seu perfil no X.
Em um vídeo publicado nas redes, a bandeira do Brasil foi hasteada no prédio (veja abaixo), o que configurou na representação da presença brasileira na embaixada. Além da Argentina, países como Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai tiveram os diplomatas expulsos pelo regime de Maduro por não reconhecerem a vitória do chavista na eleição de domingo (28/7).
Após a decisão do Brasil de defender os interesses diplomáticos da Argentina na Venezuela, a bandeira brasileira foi erguida na residência oficial do embaixador da Argentina em Caracas, de acordo com o Itamaraty. Javier Milei agradece o Brasil.
➡ Assista ao #ConexãoGloboNews:… pic.twitter.com/WQtOYKOcbO
— GloboNews (@GloboNews) August 1, 2024
Em discurso de agradecimento, Milei lembrou a boa relação histórica que a Argentina tem com o Brasil. “Não tenho dúvidas de que em breve reabriremos a nossa Embaixada numa Venezuela livre e democrática. Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos”, escreveu.
Além disso, o presidente expressou a crença de que a Venezuela respeitará as disposições da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas e consulares.