Por: Bianca Teixeira Nascimento
Foto: Vitória Carvalho
Diante do aumento significativo de incêndios em Senador Canedo, a Prefeitura, em parceria com órgãos ambientais e de segurança, lançou a campanha “Canedo Sem Queimadas”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os riscos e os danos causados pelos incêndios, além de oferecer capacitação para prevenir e combater esses eventos.
A combinação de uma estiagem prolongada e as mudanças climáticas tem desencadeado um aumento exponencial nos incêndios em nosso município. Em julho, foram registradas 168 ocorrências, o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Desse total, 21 atingiram áreas florestais, enquanto 147 devastaram áreas urbanas, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Essa situação crítica, além de destruir a vegetação e comprometer a biodiversidade, também expõe a população a riscos à saúde e a prejuízos materiais.
Os incêndios florestais, agravados pelo aquecimento global e pelas ondas de calor cada vez mais frequentes, causam danos irreparáveis aos ecossistemas. As queimadas reduzem drasticamente a biodiversidade, comprometendo a capacidade de adaptação da natureza. Além disso, destroem habitats, causam a perda de vidas animais e vegetais e podem resultar em prejuízos materiais significativos, como a destruição de casas, postes de energia e infraestrutura. O solo, após um incêndio, fica mais vulnerável à erosão, perdendo nutrientes e sua capacidade de absorver água.
Já os incêndios urbanos representam uma grave ameaça à saúde pública. A fumaça liberada pela queima de materiais contamina o ar, causando uma série de problemas respiratórios, como asma, bronquite e enfisema. A exposição prolongada a esses poluentes aumenta o risco de desenvolver doenças mais graves, como câncer de pulmão e leucemia.
Para enfrentar essa problemática, a Prefeitura de Senador Canedo, em parceria com o IBAMA, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, oferecerá um curso gratuito para produtores rurais, sobre a prevenção e combate a incêndios. O curso será realizado no dia 12 de agosto, no Viveiro da Agência Municipal de Meio Ambiente – Fazenda Bom Sucesso, Quinhão 1D e abordará temas como, causas e consequências dos incêndios e a importância de conhecer os fatores que desencadeiam os incêndios e seus impactos na sociedade e no meio ambiente, técnicas de combate a incêndios, orientações sobre como evitar que incêndios ocorram além de apresentação das leis e normas que proíbem as queimadas e as penalidades para quem as pratica.
As inscrições para o curso podem ser feitas através do telefone da Educação Ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA): 62 9 8238-0058. A campanha “Canedo Sem Queimadas” convida toda a população a participar e colaborar na preservação do meio ambiente. Ao adotar práticas responsáveis e participar das ações de conscientização, podemos construir um futuro mais seguro e sustentável para o nosso município.