Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
As noites dos próximos dias 11 e 13 agosto terão um espetáculo nos céus. Isso porque o fenômeno das chuvas de meteoros, chamadas Perseidas, poderão ser vistas aqui no Brasil, principalmente na Região Norte. Já nas outras regiões, a chuva será um pouco mais fraca.
Mesmo com a lua iluminada apenas ‘pela meta’, o pico das Perseidas poderá ser vista por volta da meia-noite até o amanhecer. Em condições ideais, os observadores podem esperar ver até 100 objetos por hora.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do Projeto Exoss, parceiro do Observatório Nacional (ON/MCTI), o momento exato do pico da atividade está previsto para 12 de agosto de 2024, entre 10h às 13h no horário de Brasília.
As Perseidas são visíveis anualmente de meados de julho até o fim de agosto, com duração de 14 de julho ao dia 1 de setembro. Segundo De Cicco, a chuva é talvez a mais popular devido à sua atividade durante os meses de verão no hemisfério norte, quando as condições climáticas são mais favoráveis para a observação das “estrelas cadentes”.
Feitas de pequenos detritos espaciais do cometa Swift-Tuttle, as Perseidas são amplamente procuradas por cientistas e amantes da astronomia.