Por: Redação
Foto: Reprodução
Minutos antes de embarcar no voo 2283 da VoePass, que caiu nesta sexta-feira (9/8) em Vinhedo, interior de São Paulo, Rosana Santos Xavier, de 23 anos, expressou sua ansiedade e medo por meio de uma mensagem enviada à mãe. “Que medo desse voo, juro, avião velho. Tem uma poltrona quebrada, caos”, escreveu Rosana em um grupo de WhatsApp da família, dando voz à preocupação que lhe acompanhava naquele fatídico dia.
Rosana, que havia viajado a trabalho para o Paraná, retornava para casa em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, após uma semana de compromissos profissionais. Ela prestava serviços a uma empresa em Toledo, onde participava de reuniões a cada dois meses. Apesar de trabalhar remotamente, essas viagens periódicas eram essenciais para manter suas responsabilidades profissionais em dia.
Do outro lado, sua mãe, Rosemeire dos Santos Xavier, sentia uma angústia crescente. Em entrevista ao Jornal Nacional, ela revelou ter tido um pressentimento ruim sobre o retorno da filha. “Eu fiquei aflita com a volta dela. Pedi para ela ler um salmo da Bíblia para se acalmar”, contou. Quando as primeiras notícias sobre a queda de um avião surgiram na televisão, o desespero tomou conta. “Eu entrei em desespero. Comecei a correr dentro de casa gritando”, relembra Rosemeire, ainda abaladíssima.
Rosana era descrita pela mãe como uma jovem dedicada, que contribuía ativamente para o sustento da família. “Ela ajudava nas compras de casa e tinha comprado o carrinho dela. Tudo que ela tinha era para mim, para o meu marido, para as minhas meninas. Ela só pensava em nós, o dinheiro dela era para ajudar em casa”, disse Rosemeire, emocionada.
O acidente em Vinhedo, que vitimou 62 pessoas, incluindo tripulantes e passageiros, deixou uma marca profunda na vida dos familiares e amigos das vítimas. Para Rosemeire, a perda da filha é incomensurável, e a mensagem enviada minutos antes do embarque serve como um doloroso lembrete de uma tragédia que talvez pudesse ter sido evitada.
As investigações sobre as causas da queda do voo 2283 estão em andamento, e especialistas esperam que respostas sobre as condições da aeronave e possíveis falhas sejam esclarecidas em breve.