Cerca de 2 milhões de candidatos fazem as provas do CNU neste domingo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Serão ofertadas mais de 6,6 mil vagas no serviço público federal

Por: Agência Brasil

Foto: Arte/EBC

Chegou a hora. Neste domingo, cerca de 2,1 milhões de pessoas são esperadas nos locais de prova em todo o país para prestar o primeiro Concurso Público Nacional Unificado, que oferta 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão feitas em dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 7h30; e fecham às 8h30. À tarde, abrem às 13h e o fecham às 14 horas.

Cada candidato pôde se inscrever em apenas um bloco temático e, dentro do mesmo bloco, classificou, por ordem de preferência, os cargos desejados. Os blocos de 1 a 7 exigem formação de nível superior. Já a escolaridade para o bloco 8 é nível médio ou técnico.

O que levar

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, porque é nele que consta o local de prova. O documento está disponível na área do candidato, com login com o CPF e senha cadastrados na conta no portal Único do governo federal, o Gov.br. O cartão traz, entre outras informações, o número de inscrição, data, hora, número de sala de prova.

É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos.

O candidato deve levar caneta preta de material transparente para usar no dia das provas. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

Os inscritos podem levar alimentos e água no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens intactas e lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

Trânsito

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda ao candidato chegar ao local das provas com, pelo menos, duas horas de antecedência para o início de cada turno de provas.

Diversas cidades que receberão o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), neste domingo (18), montaram esquema especial de trânsito e transporte público para atender aos participantes do certame.

No Distrito Federal, haverá reforço no transporte público coletivo. As empresas deverão operar as linhas com programação de viagens de dias úteis, observando os horários das atividades do concurso, desde a chegada da equipe de coordenação aos locais de realização das provas até o término.

Na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu a Ciclofaixa de Lazer neste domingo (18), que são as áreas exclusivas para bicicletas que funcionam aos domingos e feriados, das 7h às 16h, em avenidas específicas da cidade. A medida visa facilitar o deslocamento dos candidatos, deixando o tráfego livre para ônibus e veículos.

No Rio de Janeiro, 125,5 mil pessoas devem fazer as provas. Serão feitas interdições em algumas vias da zona sul e do centro para realização da Meia Maratona Internacional do Rio, com largada a partir das 6h40. Os corredores vão percorrer a Av. Vieira Souto, Rua Francisco Otaviano, Av. Atlântica, Av. Princesa Isabel, Enseada de Botafogo (duas voltas), Aterro do Flamengo, Av. General Justo e Av. Alfred Agache, onde farão o retorno para o Aterro. O término da prova será no Aterro do Flamengo, na altura da Praça Cuauhtemoc. O transporte coletivo também será reforçado na cidade.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Salvador informou que serão disponibilizados 34 veículos de frota reguladora, das 6h às 19h deste domingo. Os ônibus estarão distribuídos entre as estações da Lapa, Mussurunga, Pirajá, Águas Claras e Terminal Acesso Norte, à disposição da equipe de fiscalização, e poderão ser utilizados caso seja identificada uma maior demanda.

Em Natal, 27,6 mil pessoas deverão participar do concurso. Para atender à demanda, 34 linhas de ônibus terão reforço e realizarão 604 viagens ao longo do dia.

Em Porto Alegre, Os locais com maior concentração de inscritos, como PUC-RS, Fapa e Uniritter, terão reforço em várias linhas de ônibus.

Noticias Relecionadas

Polícia Civil desmonta quadrilha que usava dark web para fraudes bancárias e lavagem de dinheiro

Operação Deep Hunt cumpre 94 mandados em Goiás, DF e RJ; grupo movimentava milhões em criptoativos A Polícia Civil de

MC Mirella lidera ranking de site adulto pelo sexto mês seguido e rebate críticas

Funkeira afirma que sucesso se deve à autenticidade e estratégia. Ela diz que produzir conteúdo adulto representa independência e reforça:

Daniel Vilela: “Nossa infraestrutura vai alavancar o desenvolvimento econômico“

Vice-governador destaca que entrega do contorno viário da GO-330 é um marco de inovação em parcerias público-privadas, que deve servir

Senador Canedo é destaque nacional em políticas LGBTQIA+

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), mostrou mais uma vez

Lula rebate Trump após tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Presidente afirma que Brasil não aceitará tutela externa e critica argumentos usados por Trump para justificar a medida O presidente

Daniel Vilela assegura entrega de 10 mil casas a custo zero até 2026

Quirinópolis recebe 100 novas moradias e reforça liderança estadual em habitação digna com o programa Para Ter Onde Morar O

PSG humilha Real Madrid e vai à final do Mundial contra o Chelsea

Com show de Fabián Ruiz e atuação dominante ainda no primeiro tempo, time francês se impõe em Nova Jersey e

Família denuncia erro médico após morte de criança de 2 anos por grão de milho no nariz em Goiatuba

Pais afirmam que procedimento no hospital causou lesões internas; Polícia Civil investiga como homicídio culposo por imperícia A família de

Mabel avança na reestruturação da Comurg com desligamento de 668 servidores aposentados que permaneciam na empresa

Medida garante economia anual de R$ 44 milhões e atende exigências legais e de equilíbrio fiscal. O prefeito Sandro Mabel

Pai de Andressa Urach estreia em filme adulto com pai e filho do ramo

Carlos Urach surpreende ao gravar cena com Carmona e o pai do ator em vídeo divulgado nas redes sociais Carlos

Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha

Técnico da Seleção Brasileira foi sentenciado por não declarar receitas de imagem durante sua primeira passagem pelo Real Madrid O

Orkut anuncia retorno com foco em conexões reais

Rede social aposta em nostalgia, comunidades e menos algoritmos para reconquistar os brasileiros A rede social Orkut, fenômeno entre os