Hospitais do Governo de Goiás mantêm certificação de qualidade ONA 2 e 3

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Tumblr
WhatsApp

Títulos do HGG, HDT e Ceap-SOL comprovam a excelência no atendimento das unidades de saúde estaduais

Por: Redação

Foto: Mariana Rodrigues/Idtech e Suyanne Dias/ISG

O Governo de Goiás tem como prioridade a qualificação da assistência hospitalar à população goiana. Como resultado desse investimento em saúde, três hospitais da rede pública estadual mantiveram este ano a certificação de nível da Organização Nacional de Acreditação (ONA), considerado o mais importante título no País relacionado à eficiência.

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) mantiveram o selo de qualidade ONA nível 3, enquanto o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio solidariedade (Ceap-Sol) conquistou a manutenção do certificado ONA 2.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destaca que a pasta atua incansavelmente para oferecer o melhor aos pacientes e que as acreditações confirmam o empenho e dedicação em garantir o bem-estar e a segurança dos pacientes. “Observamos que os hospitais se esforçam para manter o nível de organização e este reconhecimento só comprova o quanto o trabalho tem sido bem-feito”, pontuou.

Pioneiro
O HGG foi a primeira unidade da rede pública de Goiás a ser reconhecida com esta certificação, tendo recebido o selo de ONA 1 em 2014. Desde então, o hospital tem se desenvolvido, alcançando em 2018 o selo ONA 3, nota máxima concedida pela Organização Nacional de Acreditação por atender aos padrões internacionais de qualidade e que agora permanece até 2026.

A confirmação é resultado da visita de manutenção dos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), em junho deste ano, para verificação de conformidade dos critérios de qualidade.

O diretor técnico do hospital, Guilherme Carvalho, ressaltou que a unidade de saúde trabalha diariamente para atingir suas metas. “Este reconhecimento tem um valor gigantesco para nós e demonstra a seriedade da gestão. Desde 2014, nós escolhemos receber estes avaliadores externos para que apontem questões que precisamos melhorar. Acreditamos que quem mais ganha com isso é o nosso paciente, que tem acesso a um serviço que está em constante melhoria”, disse.

Já o HDT foi o único hospital na especialidade de infectologia a deter este que é o nível mais alto de excelência na América Latina. “Temos orgulho de afirmar que operamos com base nas melhores práticas do mercado, focadas na qualidade, segurança e experiência do paciente”, celebra o diretor-executivo do HDT e do Ceap-SOL, Antônio Jorge de Almeida.

Além do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi e do Hospital Estadual de Doenças Tropicais, outras três unidades públicas de Goiás são acreditadas com excelência pela ONA. Também entram neste grupo o Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) e o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).

Avaliação
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente, segundo três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

 

Noticias Relecionadas

Senado aprova Consignado CLT: nova linha de crédito para trabalhadores do setor privado

Medida já liberou R$ 14 bilhões em empréstimos e também atende MEIs, domésticos, motoristas de app e rurais O Senado

Mega-Sena e outras loterias terão aumento no valor das apostas

Reajuste da Caixa busca elevar premiações e garantir repasses sociais; nova tabela começa a valer já na próxima semana A

Luana Piovani revela decisão difícil sobre o filho e elogia mudança de postura de Pedro Scooby

Atriz conta que filho mais velho quis viver com o pai no Brasil e reconhece amadurecimento do ex-marido: “Está dando

Murilo Huff diz que pediu guarda unilateral de Léo por “situações graves” com família de Marília Mendonça

Cantor afirma que tentou acordo com Dona Ruth, mas recorreu à Justiça para proteger o filho; guarda provisória foi concedida

Governo de Goiás lança Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar

Projeto financiado via Goiás Social beneficia e capacita 450 agricultores familiares produtores de leite O Governo de Goiás, por meio

Criança de quatro anos morre após ataque de pit bull em Itumbiara

Mãe havia saído para trabalhar e deixou os filhos sozinhos em casa; criança morreu antes da chegada do socorro. Cão

Daniel Vilela inaugura quartel dos Bombeiros e Feira do Produtor em Novo Gama

Entregas no município reforçam os investimentos do Governo de Goiás na área de infraestrutura e segurança na região do Entorno

Senador Canedo apoia preparação da Seleção Goiana de Taekwondo para o Campeonato Centro-Oeste

Super treino em Senador Canedo reúne atletas de todo o estado em preparação para a competição regional, que acontece em

P. Diddy é condenado por transporte com fins de prostituição nos EUA

Rapper foi absolvido das acusações de tráfico sexual e conspiração, mas pode pegar até 20 anos de prisão pelas duas

Wilder tenta remover publicações sobre passado com Marconi

Senador alega que postagens nas redes sociais distorcem relação com ex-governador e busca ação judicial contra plataformas O senador Wilder

Vilela aposta em reconstrução e mira legado de Maguito e Mendanha em Aparecida

Enfrentando R$ 500 milhões em dívidas herdadas, prefeito foca na reorganização da cidade, retoma obras estruturantes e projeta uma Aparecida

Band toma atitude final sobre repórter Lucas Martins, que empurrou jornalista da Record ao vivo

Situação envolvendo os jornalistas Lucas Martins e Grace Abdou, que estavam ao vivo pelas emissoras, acabou repercutindo nas redes Por: